29/03/2024 - Edição 540

Meia Pala Bas

Adivinha quem é o Trump brasileiro?

Publicado em 11/03/2016 12:00 - Rodrigo Amém

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Você já sabe quem será eleito presidente do Brasil nas próximas eleições? Eu sei, tá difícil saber quem vai estar na presidência semana que vem. Adivinhar o vencedor da eleição de 2018 (ou mesmo se haverá eleição!) é exercício para futurólogos e outros aventureiros menos preocupados com a exatidão de suas profecias.

Nesses momentos de incerteza, podemos sempre contar com os Estados Unidos como referência. Assim como iPhones e filmes 3D, as tendências políticas dos gringos costumam sempre cascatear por aqui com algum atraso. Lembra quando a gente achava engraçado os americanos levando a sério essa ideia de bipartidarismo? Então. Assim como fizemos de Roberto e Erasmo nossos John e Paul do iê-iê-iê, também traduzimos a escaramuça Democratas x Republicanos para Petistas x Tucanos. Rolou um atraso de uns 40 anos, mas finalmente adaptamos o conceito para os trópicos. Chacrinha já dizia que tudo é um remix (ou algo assim).

É interessante observar as tendências nas disputas eleitorais americanas para antever o que nossos marqueteiros baianos transformarão em muamba ideológica. Não deixe seu patriotismo te iludir: uma parcela constrangedora do discurso das nossas excelências vem na mala desses profissionais de marketing, devidamente adaptadas para nossa audiência. E a novidade quente na corrida presidencial americana é um cara chamado Donald Trump.

Assim como fizemos de Roberto e Erasmo nossos John e Paul do iê-iê-iê, também traduzimos a escaramuça Democratas x Republicanos para Petistas x Tucanos. É interessante observar as tendências nas disputas eleitorais americanas para antever o que nossos marqueteiros baianos transformarão em muamba ideológica.

Você já deve ter ouvido falar: É uma espécie de Roberto Justus de peruca. Assim como o Justus, aliás, ele apresentou O Aprendiz: uma gincana que promete emprego para executivos. Trump é tudo que uma celebridade de reality show tem que ser: fanfarrão, polêmico, sem filtro. Ele também é o herdeiro de uma fortuna considerável. E um empreendedor que já decretou falência quatro vezes. E que já naufragou todo tipo de empresa, de linhas aéreas a revistas de moda. Dentre os muitos (mal) feitos, ele já pediu concordata de um cassino (!).Não bastasse ser o garoto-propaganda de negócios falidos, ele também é descaradamente racista. Sua plataforma de governo inclui propostas como construir um muro separando os EUA do México para "evitar que os bandidos e estupradores possam entrar". Outra proposta popular de Trump quer proibir o ingresso de muçulmanos no país para "combater o terrorismo".

Esse Tiririca das Trevas está ganhando popularidade e apoio dos republicanos e parece impossível impedir que ele seja o candidato conservador na disputa contra Hillary Clinton. Não importa o quanto os adversários apontem suas falhas de raciocínio e currículo. O público americano parece enfeitiçado por Trump. Seus apoiadores repetem coisas como "ele não é um político de carreira", como se experiência fosse um problema. "Ele fala o que pensa", como se diplomacia e estadismo fossem sinal de fraqueza. "Ele já é rico, não precisa do dinheiro dos outros", como se necessidade fosse a única explicação para a corrupção. E "ele não é politicamente correto", como se política fosse a única área da expressão humana onde ser incorreto é o correto.

Trump saiu da posição de piada para franco favorito impulsionado pelo ressentimento de um país com o jogo do poder e a pluralidade de vozes do mundo moderno. Num mundo em que todos clamam por direitos iguais e respeito, a América profunda se ressente de não poder expressar seus preconceitos livremente. Chamam de opressão o fato de não poderem mais oprimir. Trump representa a voz das pessoas frustradas com a diversidade, com a complexidade das relações contemporâneas. As pessoas que sonham com uma América dos anos 50 onde homossexualidade era uma condição clínica, cor da pele era determinante de salário e mulher era uma função doméstica. Sua candidatura é uma reação às mudanças que a sociedade impõe a quem não quer mudar. Trump é, literalmente, o candidato reacionário.

Republicanos moderados e democratas estão cortando um dobrado para impedir que Donald chegue à Casa Branca. Estou na torcida. Afinal, a economia do mundo (para não falar da segurança) está intimamente atrelada aos EUA.

Enquanto isso, de volta ao Brasil, Dilma se arrasta tentando chegar ao final de seu governo. E para a próxima eleição (se houver), pelo menos um candidato já se prepara para importar o discurso espalhafatoso e "politicamente incorreto" de Trump. Uma dica: não é o Justus.

Leia outros artigos da coluna: Meia Pala Bas

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *