28/03/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Projeto Calçadão Cultural estreia sábado

Publicado em 11/03/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O calçadão da rua Barão do Rio Branco, esquina com a rua 14 de julho, em Campo Grande, será palco para um grande show de Dança de Rua neste sábado (12), na inauguração do Projeto Calçadão Cultural.

O evento pretende aproximar os campo-grandenses de espetáculos artísticos, trazendo para a rua o que de melhor está sendo produzido pelos grupos de dança, música, capoeira e teatro na cidade.

Segundo o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), Wilton Edgar Sá e Silva, Campo Grande tem sido um celeiro de criatividade, inovação e excelentes projetos culturais. “A Fundac quer trazer para o público todo esse potencial artístico, caracterizando assim, uma oportunidade de lazer, promoção da cultura e democratização do acesso”, afirmou.

Participam do evento os grupos Dançurbana, Expressão de Rua, Armazém 67, Conexão Urbana, Sintonia de Rua e Real Beat Breakers. Conheça um pouco mais sobre cada um deles.

Cia Dançurbana

Fundada em 2002, em Campo Grande (MS), como Grupo Dança Urbana, a Cia. era vinculada a um projeto de formação que tinha o intuito preparar, a partir das técnicas das danças urbanas, jovens que se destacavam pela participação e desenvolvimento em projeto sociais realizados nos bairros periféricos da cidade. Em 2006, constitui a Cia Dançurbana, desvinculando-se do projeto para dedicar-se a criações independentes, buscando recursos para subsidiar suas próprias produções. Hoje, visa desenvolver um trabalho de formação, produção e difusão da dança, representando o Estado de Mato Grosso do Sul em âmbito nacional.

Expressão de Rua

O Grupo Expressão de Rua nasceu em 2003 dentro do Projeto “Arte Sim, Violência Não”, uma parceria entre a FUNDAC e algumas escolas municipais de Campo Grande (MS). Durante 6 anos o projeto foi executado no mesmo local e atendeu aproximadamente 1.500 alunos. Com o decorrer do tempo o grupo foi tomando outra proporção, conquistando outros adeptos e aumentando o interesse pela dança de rua. Hoje, é formado por jovens acadêmicos de educação física, pedagogia e publicidade, profissionais liberais que ainda dedicam seu tempo à dança e que buscam conciliar seu tempo com suas diferentes áreas de atuação, buscando a profissionalização e a independência artística.

Conexão Urbana

O grupo JAP STREET DANCE, hoje conhecido como “CONEXÃO URBANA” surgiu no ano de 2010, através de um projeto da Secretaria de Educação do Estado chamado Cultura e Esporte nas Escolas Estaduais realizado na Escola Estadual José Antônio Pereira, com o intuito de promover o acesso e incentivar os alunos a participarem de aulas de dança, tendo como técnica predominante as Danças Urbanas e suas vertentes. Hoje o Conexão Urbana, faz parte do Movimente Espaço de Danças – Uma rede de artistas produtores em dança, um espaço destinado para a criação, fomento, difusão e troca entre bailarinos.

Armazém 67

O Grupo Armazém 67 surgiu em um projeto social da FUNDAC, que teve início no ano de 2012. A oficina acontecia no Bairro Jardim Aeroporto e atendia os alunos da E.M. Carlos Vilhalva Cristaldo e jovens da comunidade. Com o tempo formou-se um novo grupo de danças urbanas, que busca espaço e reconhecimento no cenário artístico do MS.

Serviço

Calçadão Cultural
Estreia: 12 de março de 2016 – sábado
Local: R. Barão do Rio Branco– esquina com a 14 de julho
Horário: 9h


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *