28/03/2024 - Edição 540

Comportamento

Em vigor a lei que previne e combate a prática do bullying

Publicado em 25/02/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Entrou em vigor no início de fevereiro, a lei que estabelece medidas de prevenção e combate à prática de bullying. 

O especialista em comunicação escolar e co-fundador da ClassApp, Vahid Sherafat, explicou que a  nova legislação delibera que as instituições de ensino, clubes e agremiações recreativas promovam medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência, com destaque às práticas recorrentes de intimidação sistemática (bullying), ou constrangimento físico e psicológico, sejam elas cometidos por alunos, professores ou outros profissionais da comunidade escolar.
 
As regras também valem para o cyberbullying, ou seja, à agressão sistêmica praticada via Internet (através das redes sociais, por exemplo). Quanto à capacitação de educadores, se estão preparados para ser efetiva essa atuação, Vahid acredita que é importante o papel da escola para isso. "Ainda não se sabe como fazer isso na prática, estão buscando ações.  As escolas que não capacitarem serão punidas por não observar a lei, não observar essas capacitações". Em breve, haverá um seminário online, gratuito, para mostrar essa realidade.

"No seminário, fruto de uma série de palestras online, vai focar no relacionamento da escola com a família nessa era digital. A escola deve preparar o aluno para diversidade seja ela qual for, para composição da nossa sociedade e quando isso se concretiza as ações não passam de uma simples brincadeira apenas".


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *