Semana On

Quarta-Feira 02.dez.2020

Ano IX - Nº 421

Coluna

Aceita um Pisco Sour?

Aprenda a fazer o drinque mais gostoso do Peru.

Postado em 18 de Fevereiro de 2016 - Vera Chaves

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Pisco Sour é o drinque mais famoso do Peru, é uma espécie de caipirinha do país. O pisco é uma aguardente com graduação alcoólica de 40% destilada a partir do mosto (nome que se dá a mistura açucarada do sumo de uvas frescas) de diferentes tipos de uvas. Tem alto teor de açúcar e serve de base para vários drinks.

A bebida nasceu no século 17 no vale de Ica, próximo a um povoado chamado Pisco.Quanto a origem a briga é boa. Alguns defendem que é peruana, outros que é chilena, porém sabe-se que é comercializada por monges desde 1574. Entretanto, todos admitem que as bebidas são diferentes dentre os países: enquanto a Chilena usa fermentação do sumo de uma ou duas espécies de uva, o Peru usa até oito.

Vamos experimentar?

Pisco Sour

Ingredientes 

1 dose de de pisco 
1/2 dose de pisco macerado com casca de limão 
Sumo de meio limão 
1 colher de sopa rasa de xarope de açúcar 
1 clara de ovo 
5 a 8 cubos de gelo (caso prepare no liquidificador, use a quantidade mínima de gelo) 
Molho de pimenta

Modo de preparo 

Coloque o pisco, o limão, o xarope de açúcar, a clara e o gelo em uma coqueteleira. Agite por 10 a 25 segundos, até formar espuma. Peneire sobre o copo e, em seguida, adicione de duas a três gotas de molho de pimenta sobre a espuma.

Dica da Vera

Faça o xarope de açúcar em casa, é rápido e fácil de fazer, e pode ser armazenado em garrafa esterilizada e guardado na geladeira por até dois meses.

Use 100g de açúcar e 100ml de água. Coloque o açúcar em uma panela pequena com água e leve lentamente à fervura, mexendo continuamente até dissolver o açúcar. Em seguida, ferva a mistura sem mexer por 1-2 minutos.


Voltar


Comente sobre essa publicação...