Semana On

Quinta-Feira 09.jul.2020

Ano VIII - Nº 400

Campo Grande

Centrais de Atendimento realizam 4,5 mil atendimentos por dia em Campo Grande

Departamento estadual mais procurado é o Detran.

Postado em 28 de Janeiro de 2016 - Redação Semana On

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Criados na década de 90 para descentralizar os serviços oferecidos pelo Governo do Estado, os Centros de Atendimento ao Cidadão, localizados em três regiões estratégicas de Campo Grande realizam atualmente 4,5 mil atendimentos por dia.

De acordo com a coordenadora geral das Centrais de Atendimento, Sol Corrêa, cerca de 1.500 pessoas passam diariamente pelos três centros de atendimento das 8h às 16h, em busca de serviços como emissão de primeira e segunda via de identidade, cadastro de biometria e emissão de título eleitoral e pagamentos de boletos bancários como água, luz, telefone.

Hoje, segundo a coordenadora, o departamento estadual mais procurado é o Detran que além de formulários, transferência de veículos, registro inicial e alteração de característica, oferece os serviços de segunda via de carteira de habilitação e recebimento de tributos como licenciamentos e IPVA. Além do Detran, a administração estadual disponibiliza ao cidadão alguns serviços da Secretaria de Segurança Pública como emissão de certidões, primeira e segunda via de identidade e digitalização de fichas de identificação civil e criminal. Já nas Agências Fazendárias (Agenfaz) o cidadão tem a disposição os serviços de recebimento de ICMS, IPVA e emissão de guias. E nas agências de habitação é possível além de realizar a inscrição para casa própria, acompanhar o trâmite da inscrição.

Além dos órgãos estaduais, as Centrais de Atendimento disponibilizam aos consumidores através de espaços destinados a Águas Guariroba os serviços de aferição de HD, alteração de nome, conserto de cavaletes, consumo final, ligação de água e esgoto, religação, parcelamento de débitos, substituição de registro e segunda via de conta. No espaço da empresa Energisa, o cidadão tem a disposição os serviços de aumento e redução de carga, consumo final, pesquisa de débitos, emissão de segunda via, inspeção, nova ligação e religação.

Segundo o titular da pasta, secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis a meta para 2016 por determinação do Governador Reinaldo Azambuja é aumentar a oferta de serviços e estender o atendimento para outras regiões.


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