Semana On

Domingo 29.nov.2020

Ano IX - Nº 421

Coluna

Litorando nas férias

O que fazer na praia além de torrar debaixo do sol.

Postado em 21 de Janeiro de 2016 - Débora Bordin

A praia muito além da areia. <br>Foto: Débora Bordin A praia muito além da areia.
Foto: Débora Bordin

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Dezembro, janeiro... estamos naquele espaço de tempo em que muita gente entra de férias. E muita gente que não mora no litoral vai para: o litoral. Eu, por exemplo, fui para Bombinhas e Itapema, em Santa Catarina. Não sou do tipo que fica jacarezando na praia, mas saiba que tem muita coisa para fazer além de encher a sunga e o biquini de areia, torrar a pele debaixo do sol e levar caldo no mar (eu levei, confesso). Vamos lá às outras possibilidades:

- Eu sou suspeita porque adoro, então super recomendo fazer uma trilha para conhecer os arredores. Muitas praias têm trilhas que possuem mirantes de onde você vê uma paisagem que nem imaginava da sua praia. É saudável e você ainda vai sentir que conheceu bem mais do que estava previsto no seu roteiro.

- Faça uma flutuação e conheça a vida marinha perto das pedras. Se não tiver o seu, alugue um snorkel e uma nadadeira (vulgo pé-de-pato) e aventure-se pelos cantinhos da praia. Vai se surpreender com a quantidade de peixinhos e outros bichinhos marinhos que vivem ali.

- Acha flutuação pouco radical? Faça um mergulho com cilindro. Há várias empresas que fazem esse passeio mesmo para quem não tem certificado de mergulhador. O cara te dá uma instrução básica e vai ao seu lado te guiando até uma profundidade segura. Vai ser inesquecível, acredite.

- Aproveite os esportes que são oferecidos na praia, como o passeio de caiaque. Eu e meu noivo fizemos com um casal de amigos e foi divertidíssimo. Principalmente a parte em que a gente derrubava os amigos do caiaque deles, hehe. Tem o Stand Up Paddle também, que é um esporte relativamente novo e ótimo para ser praticado em águas calmas.

Bem, seu negócio mesmo é tomar sua cervejinha e ficar estirado na areia, mas também já cansou disso e está indo embora. Não deixe de bater perna e conhecer a cultura (e o comércio) local. E se estiver por SC tem o Memorial do Descobrimento com a réplica de uma das Naus portuguesas, que fica no Posto Sinuelo, na BR 101. Vale a pena uma parada antes de seguir viagem. E se não estiver correndo contra o tempo, conheça novos caminhos além do que está acostumado a fazer. Uma dica é a Estrada Bonita em Joinville, onde a maioria dos moradores é descendente de alemães. A arquitetura, a paisagem serrana e até um local que vendem cucas, bolachas e afins farão você se sentir em outro mundo.


Voltar


Comente sobre essa publicação...