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Quarta-Feira 02.dez.2020

Ano IX - Nº 421

Coluna

Tapioca

Versatilidade máxima

Postado em 21 de Janeiro de 2016 - Vera Chaves

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A tapioca entra no cardápio no lugar do pão e com vantagens sobre ele, pois, diferentemente do pão e do biscoito, a tapioca é uma alimento feito com um único ingrediente, a fécula de mandioca. Sem gordura, glúten, sódio e não necessita de óleo no preparo. Os nutricionistas recomendam que se coma de uma ou duas tapiocas por dia, sempre em substituição ao pão. A preparada com duas colheres de sopa da fécula tem 70 calorias. Não à toa, o Padre Anchieta referiu-se à tapioca como o "pão dos trópicos". 

A tapioca, por ser um alimento neutro - sem cheiro, sabor ou acidez - aceita todo tipo de recheio, sendo muito usada também em preparações de sobremesa, como esse Pudim Fit de Tapioca.

Pudim Fit de Tapioca 

Ingredientes

210 g de goma de tapioca

2 colheres de sopa de coco ralado sem açúcar

2 colheres de sobremesa de adoçante culinário

100ml de leite de coco light

1 colher de sopa de leite de soja em pó

canela e coco ralado para decorar

Modo de preparo

Ferva uma panela pequena de água.

Em um recipiente alto, coloque a tapioca e o leite em pó.

Despeje a água fervida sobre a tapioca até cobrir e mexa bastante até formar uma massa de aspecto grudento.

Adicione então o leite de coco, o coco ralado e o adoçante culinário e mexa mais, até incorporar todos os ingredientes.

Despeje em potinhos ou em um pote grande e polvilhe canela e coco ralado por cima. Leve à geladeira por aproximadamente 4 horas.

Dica da Vera 

Tente mexer o máximo que conseguir, para evitar bolinhas muito grandes de tapioca.


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