29/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Dourados homenageia pioneiros no dia de seu aniversário

Publicado em 23/12/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura de Dourados realizou uma homenagem aos pioneiros e ex-prefeitos do município no domingo, dia 20 de dezembro, quando a cidade comemorou seus 80 anos. Centenas de pessoas compareceram à festa no Salão Paroquial da Catedral Imaculada Conceição.

A cerimônia começou na praça Antônio João com o hasteamento das bandeiras do município, Estado e Brasil, além da entoação do hino a Dourados. Logo depois, todos seguiram ao Salão onde foi realizado um café da manhã para os homenageados e familiares, na companhia do som de seresteiros.

Aos pioneiros foram entregues DVDs contendo o depoimento que cada um concedeu ao projeto “Dourados 80 anos – eu conto essa história”. Nas gravações eles relatam o que tem na memória da história da cidade e sua contribuição para construir o desenvolvimento do município.

Os depoimentos completos estão no site do projeto, que é um arquivo digital interativo, no qual qualquer pessoa pode incluir seus relatos, fotos e vídeos que retratam a história da cidade. O conteúdo passa por moderação da Assessoria de Comunicação da prefeitura antes de entrar no ar.

Durante a cerimônia no Salão Paroquial, o pioneiro Estevão Minhos falou em nome dos homenageados. Ele agradeceu a honraria e ao prefeito, dizendo que assim como os demais se sentiu prestigiado e que nunca havia visto uma homenagem tão linda destinada aos pioneiros da cidade. Maria Aparecida Betoni, que também recebeu a homenagem, disse que se sentiu honrada e que a cerimônia é um marco para os 80 anos de Dourados.

O prefeito Murilo Zauith lembrou que foram gravados 86 depoimentos e que estes contam histórias de pessoas e famílias que chegaram ao município e se empenharam para construí-lo. Destacou que a cidade é formada por muitos povos, que se reuniram para transformar Dourados no que é hoje. “A minha gratidão é por todos que se juntaram e construíram essa cidade”, afirmou.

O projeto “Dourados 80 anos – eu conto essa história” aconteceu ao longo de todo o segundo semestre de 2015. Além da coleta de depoimentos, foi realizado um amplo trabalho nas escolas com minimuseus, homenagens e resgate da história e cultura da cidade.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *