24/04/2024 - Edição 540

Ponte Aérea

O mundo dá voltas

Bandidos bolsonaristas clamam por seus direitos humanos

Publicado em 12/01/2023 11:27 - Raphael Tsavkko Garcia

Divulgação Reprodução

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Bolsonaristas reclamando por direitos humanos (que estão sendo respeitados, estão sendo mais bem tratados que qualquer pessoa na favela ou na cadeia). Chegam a se comparar, pasme, com judeus em campos de concentração nazista.

Mas falando das prisões em massa, a situação é complicada mesmo – não necessariamente do ponto de vista dos direitos humanos, mas de legalidade, de processo.

O correto teria sido declarar Estado de Exceção ou coisa do tipo pra justificar medidas extremas como as de prender em massa sem conduta individualizada, sem audiência de custódia em 24 horas…

Mas não tem como não tomar essas medidas extremas e deixar os terroristas voltarem pra casa.

Enfim, é uma situação complicada do ponto de vista legal e tremendamente excepcional. O problema é que abre portas para que movimentos sociais sejam tratados da mesma forma. Que protestos legítimos sejam criminalizados, que manifestantes sejam presos com medidas de exceção.

Mas, novamente, não era possível deixar milhares de terroristas simplesmente irem embora como se nada tivesse acontecido – especialmente a turma que fala em “direitos humanos pra humanos direitos,” “bandido bom é bandido morto,” etc.

Eles são os bandidos que estão clamando por seus direitos humanos.

O mundo dá voltas quando a terra volta a ser redonda.

MOBILIZAÇÃO

É preciso pensar em uma mobilização permanente (pra pegar a raiz trotskista). Movimentos sociais, ativistas, políticos e governo atuando de forma constante (não necessariamente coordenada, mas cada grupo com alguma coordenação) e controlando a narrativa. Ou ao menos tentando impor a narrativa.

Ocupar espaços tem um alcance limitado – e, mais importante, por tempo limitado.

É inaceitável que o governo não tenha uma estratégia de comunicação, que o PT não tenha. O que eu vejo são mais contas autônomas se movimentando, porque a institucionalidade parece estar ainda sem entender o que aconteceu. Apenas Xandão está trabalhando assim como setores da mídia que tem elevado o tom das críticas aos terroristas e condenação inequívoca do golpismo.

E não vamos esquecer, o primeiro partido a usar pesadamente as redes sociais e criar uma rede de fake news foi o PT com BlogProg, MAVs e afins. Quando era governo o PT financiou pesadamente uma imensa rede de fake news. O Bolsonarismo aprendeu e superou o mestre.

E hoje o PT (e o governo federal) parece perdido, derrotado em seu próprio jogo.

Leia outros artigos da coluna: Ponte Aérea

Raphael Tsavkko Garcia


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *