Semana On

Terça-Feira 02.mar.2021

Ano IX - Nº 432

Coluna

Carne moída perfeita

Rápida, prática e sempre saborosa.

Postado em 06 de Novembro de 2015 - Vera Chaves

Carne moída: sempre bem vinda. Carne moída: sempre bem vinda.

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A carne moída sempre esteve muito presente na mesa do brasileiro. É uma daquelas comidas que abraçam a alma, uma comfort food simples e gostosa. Além disso é relativamente fácil de fazer, acompanha muito bem vários tipos de pratos (desde o simples arroz com feijão quanto em massas, saladas e etc) e é uma ótima pedida para se congelar e ter uma carta na manga para qualquer momento.

Modo de Fazer

– A primeira dica para se fazer uma carne moída boa é a carne que você vai utlizar. Não precisa usar uma carne de primeiríssima como a alcatra ou o contra filé, mas tem que ser uma carne de qualidade, que não fique dura ou cheia de nervos. Eu gosto muito de usar a chã ou o patinho, que peço sempre para moerem no minimo 2 vezes. Caso não dê para comprar essa carne uma acém bem limpinha também fica muito boa.

– Comece temperando a carne moída crua com o alho amassado, o molho shoyu e o molho inglês. Deixe a carne no tempero por pelo menos 20 minutos. Enquanto isso aproveite para picar a cebola e o tomate.

– Leve ao fogo uma panela com a cebola, a manteiga e o azeite. Deixe refogar até a cebola começar a dourar. Junte a carne moída temperada, misture bem e deixe a carne selar/fritar por completo. Esse processo é um pouco demorado (10-15 minutos). Não precisa mexer o tempo inteiro, só quando estiver no final, depois que a carne moída liberar toda a água e essa mesma água secar.

– Quando a carne já estiver selada, soltinha e com uma cor amarronzada bonita, acrescente o conhaque ou vinho tinto. Misture bem. Junte os tomates e o molho de tomate, acerte o sal e a pimenta.

– Acrescente 1/2 xícara de água fervente, misture tudo, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo até que a água comece a sumir (uns 15 minutos). Acrescente mais um pouco de água e repita o processo. Faça isso por pelo menos 45 minutos (o ideal é 1 hora), pois assim a carne moída ficará bastante macia e suculenta. O segredo aqui é não ter pressa e não colocar toda a água de uma vez.

– Ao final do cozimento acrescente o manjericão fresco picadinho. Sirva e se delicie!


Voltar


Comente sobre essa publicação...