24/04/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Exposição Jardim das Delícias resgata a história do Brasil

Publicado em 05/11/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A exposição “Jardim das Delícias” do artista plástico GHVA, está na Galeria de Vidro da Plataforma Cultural. Telas retratando o Brasil desde a interferência europeia no descobrimento até o processo da escravatura, mesclando velho e novo mundo através de imagens multicoloridas compõem a obra do artista.

Ghva dedica-se às artes plásticas desde 1991. Artista autodidata, nasceu em Cacoal (RO) e na década de 2000 se mudou para Campo Grande. Iniciou suas pinturas se inspirando no universo indígena do Brasil, como forma de promover um resgate cultural por meio da arte.

As combinações de cores e colagens retratando a força e a beleza das comunidades indígenas e quilombolas no Brasil Colônia permeiam seu mais recente trabalho. Essa nova série de telas do artista também já chamou a atenção da antropóloga e historiadora Maria Barcelos, que pretende ajudá-lo a levar essa exposição até a Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, no próximo ano.

Segundo GHVA, as cerca de 20 telas que estarão expostas na galeria de vidro da Esplanada Ferroviária são resultado de muitas pesquisas feitas com base em leituras de obras a respeito da História do Brasil. “Pesquisei o Brasil desde a interferência européia até o trabalho escravo e, com base nesse leque amplo de informações, pintei quadros mostrando a exuberância de um país muitas vezes fantasiado pela imaginação humana, com aves exóticas, comidas e frutas coloridas. Criei uma tradução do que seria um jardim tropical, um paraíso perdido”, explicou.

Nesta exposição, o público poderá conferir uma mistura de artes que reúne elementos acrílicos, de cerâmica portuguesa, ladrilhos nacionais, estamparias de tapeçarias, altares de igrejas, flores de cerâmica, de pratos de porcelana entre outros elementos. “Tudo isso para mostrar o país tropical por meio de retratos de época abordando costumes, cenas de caça, cenas do cotidiano e projetando muito do que vi em Rondônia e do que vejo em Mato Grosso do Sul”, destaca o artista.

A exposição “Jardim das Delícias” segue até o dia 21 de novembro, na Galeria de Vidro da Plataforma Cultural. A entrada é gratuita.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *