16/04/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Festival Encontro Com a Música Clássica acontece a partir desse domingo

Publicado em 05/11/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A 9ª edição do festival “Encontro Com a Música Clássica” será realizado de 8 a 11 de novembro (domingo a quarta-feira) no teatro Prosa Sesc Horto, com entrada gratuita. Os concertos serão sempre a partir 20 horas. O evento, já tradicional no cenário da música de concerto de Mato Grosso do Sul vem, a cada ano, despertando maior atenção do público.

Desde 2007, o Festival é um encontro de apresentações musicais e de cursos gratuitos em Campo Grande, onde desenvolve-se a maior parte das atividades que são estendidas também às cidades de Três Lagoas, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Terenos, Dois Irmãos do Buriti, Aquidauana, Anastácio, Miranda e Corumbá.

Pelo evento já passaram músicos, orquestras e maestros brasileiros e de países como Estados Unidos, Argentina, Itália, Chile, Trinidad Y Tobago, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

O evento promovido pela Fundação Municipal de Cultura (Fundac) é organizado pela equipe da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande, e possui diversos parceiros para sua realização.

Programação

Dia 8 de novembro
Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande
Grupos Musicais em Cena

Apresentação de musical com temas dos filmes mais famosos da Walt Disney, como Rei Leão, Magico de Oz, A Bela e a Fera, entre outros. Sob direção musical e de cena de Fábio Bernobic, Cinara Baccili e regência e arranjos orquestrais de Rodrigo Faleiros.

Dia 9 de novembro
Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande
Concertos Barrocos

Serão apresentadas três obras primas dos dois dos principais compositores do período Barroco. Do italiano Antônio Vivaldi serão executados dois concertos. O primeiro para dois violoncelos em sol menor com os solistas Marcelo Gerônimo e Henrique Lucena, logo em seguida o concerto para violino e violoncelo em Sib maior com os solistas Caio Fortunato e Rafael Moraes. De Johann Sebastian Bach será apresentado o concerto para dois violinos em Ré menor com os solistas Petar Krastanov e Gleison Ferreira.

Dia 10 de novembro
Música de Câmara

Diversos estilos musicais serão apresentados nesta noite, a música de câmara (pequenos grupos de instrumentistas ou cantores) sempre foi cultuada e através dos anos tem evoluído. Nesta apresentação, haverá dois extremos. O primeiro momento será a história da música de câmara de um lado, o Duo Borba Cruz, que tem um trabalho voltado para a música de concerto mesclando o erudito, jazz, choro, samba, com violões de 7 cordas – formação existente somente no final do último século. Do outro extremo o público verá o projeto ‘‘ Sons e Tons ’’ que traz a sonoridade da Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues, orquestra de câmara, formação cultuada desde os primórdios do período Barroco que é pilar de todas as grandes formações sinfônicas presentes na atualidade.

Dia 11 de novembro
Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande
Coral Municipal de Sidrolândia
Coral do Sindate

Nesta noite será apresentado o Concertino para oboé e cordas do gaúcho Brenno Blauth, com solo de Gilson Barbosa.
Em seguida será apresentada a Missa Criolla, obra musical para solistas, coro e orquestra, de natureza religiosa e folclórica, criada pelo compositor argentino Ariel Ramírez.

Os textos litúrgicos foram traduzidos e adaptados pelos padres Alejandro Mayol e Jesús Gabriel Segade. A peça, considerada uma das obras máximas da música argentina, foi inspirada por duas religiosas alemãs, Elisabeth e Regina Brückner, que durante o nazismo ajudaram com alimentos os prisioneiros de um campo de concentração. Sob a regência do maestro Argentino Matias Vivot, tenores Denis Lopes e Vinicius Weiler, pianista Ana Paula Soares e Direção Coral: Maestro Denis Lopes.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *