28/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Biblioteca receberá capacitação, acervo e ampliação da acessibilidade

Publicado em 30/10/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, foi uma das dez contempladas em todo o país pelo Ministério da Cultura para integrar o projeto “Acessibilidade em Bibliotecas Públicas”.

O projeto tem como proposta melhorar e ampliar a acessibilidade e a inclusão nestes espaços de cultura, informação e comunicação, bem como para atrair o público com deficiência.

Por meio de oficina e ações inclusivas, os servidores da Biblioteca Dr. Isaías Paim receberão entre os dias 3 e 4 de novembro (terça e quarta) capacitação especializada orientada e dirigida por técnicos do Ministério da Cultura.

De acordo com a gestora da Biblioteca Pública Dr. Isaías Paim, Eleuzina Lima, o espaço receberá também novos equipamentos para atender o público com deficiência, como projetores, acervo de mais de 300 filmes com adaptação da Linguagem Brasileira de Sinais e impressora para formato Braille, dentre outros.

Com a disponibilização de acervos em formatos acessíveis e de recursos tecnológicos, o projeto visa subsidiar a construção de políticas públicas nacionais de acessibilidade em bibliotecas.

Serão realizadas mediações de leitura e sessões de cinema com recursos de acessibilidade, visando estimular a ampliação do público com e sem deficiência na biblioteca.

Confira abaixo o cronograma de formação projeto “Acessibilidade em Bibliotecas Públicas”:

03/11 – Oficina “Estratégias para o Desenvolvimento de Recursos Acessíveis e Inclusivos para Atendimento ao Público com Diferentes tipos de Deficiência”

Palestrante: Tiago Marchesano – Formador Mais Diferenças.

Das 13h até 18h. Palestra Expositiva

Das 18h até 21h. Trabalhos em Grupo

04/11 – Ação Inclusiva: Sessão de Cinema com recursos de Acessibilidade – Sessão 1

Das 16h até 18h

Local: Associação Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública – ACP. Rua Sete de Setembro, 693, Centro

04/11 – Ação Inclusiva: Sessão de Cinema com recursos de Acessibilidade – Sessão 2

Das 19h até 21h

Local: Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim no Auditório do Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso (Mesmo prédio). Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro.

Serviço

Outras informações podem ser obtidas na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, localizada no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 2º Andar. Telefone: (67) 3316-9161.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *