25/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Hemosul em estado de emergência

Publicado em 23/10/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Hemosul entrou em estado de emergência para sangue O positivo e O negativo na quarta-feira (21). Da tipagem O positivo, na terça-feira (20), o centro estava com 150 bolsas. Na quarta, fechou com 20. A queda foi repentina por grande demanda de pacientes na Capital e interior. A quantidade ideal para atendimento é de 180 bolsas em estoque estratégico.

O centro informou que trabalha para não ter emergências, mas elas são inevitáveis quando a demanda excede uma determinada tipagem, pois não tem como prever a internação simultânea de vários pacientes do mesmo tipo sanguíneo.

Em nota, o Hemosul ainda diz que voltou a funcionar em agosto, mas está com uma média de 80 bolsas diárias, sendo que a necessidade é de pelo menos de 120.

“Queremos ressaltar que na semana que vem teremos um feriado, o dia do servidor público, que será comemorado no dia 30 de outubro, no qual não haverá expediente, além do dia 02 de novembro que já é feriado nacional. Por isso precisamos aumentar o número de doadores voluntários para nos prepararmos para o feriado”, pedem os representantes do centro.

As doações de todas as tipagens são bem-vindas, pois o estoque com índices baixos. O Hemosul funciona até o dia 29, das 7h às 17h, no sábado (31) das 7h às 12h e depois na terça, 3 de novembro. O Banco de Sangue da Santa Casa abre na sexta (30) normalmente e o Núcleo do Hospital Regional e os do interior até quinta e depois na terça. Dourados funciona na quinta, no sábado e depois na terça pela manhã. Os horários de funcionamento que não foram mencionados, de todos os núcleos, você encontra neste site, no item Horário de Funcionamento.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *