25/04/2024 - Edição 540

Auau Miau

Seu cão entende o que seu sorriso significa

Publicado em 15/10/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Se você já teve ou tem um cão, sabe disso: eles parecem entender exatamente o que sentimos. Sendo ficando felizes quando estamos felizes também ou oferecendo aquele “ombro amigo” nas horas de dificuldade. E a ciência está analisando os bichinhos para saber como, exatamente, eles compreendem nossos sentimentos.

Um novo estudo mostra que o os cães podem diferenciar nossas expressões alegres e tristes. O biólogo Corsin Müller, da Universidade de Medicina Veterinária de Vienna, testou 11 cães (incluindo border collies, um fox terrier, um golden retriever, um pastor alemão e alguns vira-latas) usando um sistema touchscreen. Durante os testes, os cães deviam encostar nas telas de rostos tristes ou felizes (em ocasiões separadas) para ganhar recompensas.

Para garantir que os cães não eram “enganados” apenas por dentes sendo mostrados, foram expostas partes dos rostos – como só os olhos de uma pessoa sorrindo. Vale notar que os rostos também eram de pessoas estranhas aos cães, não de seus donos.

A pesquisa mostrou que os cachorros respondem com mais facilidade aos rostos felizes – e tem mais dificuldade de identificar os nervosos. Porém, mesmo assim, depois que aprendem a identificar a emoção, conseguem repetir o processo mais facilmente. Müller acredita que isso pode acontecer porque os cães já sabiam que rostos felizes significam boas coisas, como carinhos e brincadeiras, e os associavam mais facilmente às recompensas.

Ainda não se sabe, no entanto, se essa habilidade dos cães é baseada em experiências passadas dos bichinhos ou se é resultado do processo de domesticação.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *