24/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Defesa Civil de Dourados orienta sobre como agir em caso de vendaval

Publicado em 09/10/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Em Dourados, o mês de outubro está prosseguindo da mesma maneira que terminou setembro, com muita chuva. As chuvas têm vindo acompanhadas de fortes ventos, com quedas de árvores causando danos materiais em residências, como quebra de telhados e muros.

Para que Dourados continue sem registros de acidentes com pessoas nos vendavais a Defesa Civil orienta sobre os principais procedimentos. A orientação é que, para prevenir, os moradores revisem a resistência da casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado e mantenha as árvores em sua casa sadias e bem podadas.

Quando da aproximação do vendaval, é aconselhado que se desligue os aparelhos elétricos e o gás; abaixe para o piso todos os objetos que possam cair; feche bem janelas, basculantes, portas de armários, evitando canalizações de ventos no interior de sua residência; feche persianas, cortinas, blecautes para, no caso de quebrar algum vidro de janela, os estilhaços não sejam lançados e espalhados pelo cômodo, podendo atingir alguém.

Depois da ocorrência do vendaval a Prefeitura pede que os moradores ajudem na limpeza e recuperação das áreas, começando pela desobstrução das ruas e outras vias; e colaborem com os vizinhos que foram atingidos, evitando o contato com cabos ou redes elétricas caídas. Os moradores também devem avisar a Defesa Civil ou Bombeiros sobre estes perigos e procurarem não utilizar serviços hospitalares, de comunicações, a não ser que necessitem realmente. “É importante deixar estes serviços para os casos de emergência”, afirma o prefeito Murilo Zauith.

Para contato com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil os telefones são 3424-2309 e 199.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *