23/04/2024 - Edição 540

Auau Miau

Cachorros confortam vítimas em tribunais dos EUA

Publicado em 19/08/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Prestar depoimento em um tribunal pode ser muito estressante para algumas pessoas, principalmente se forem vítimas que precisem confrontar seu agressor. Para ajudar a aliviar a pressão do momento, a “Courthouse Dogs”, organização sem fins lucrativos americana, oferece a companhia de cachorros para darem apoio emocional às vítimas no tribunal.

A fundação foi criada em 2004 por Ellen O’Neill Stephens e Celeste Walsen, com o objetivo de facilitar o depoimento de vítimas emocionalmente abaladas nos tribuinais, através do carinho proporcionado pelos cães.

Em post no fórum Reddit, elas explicam que "os cães de assistência são usados para ajudar vítimas de crimes violentos, com foco especialmente no apoio para crianças".

Os animais são usados nas salas de tribunais, permanecendo ao lado ou aos pés da vítima, em silêncio, durante o depoimento. "Para algumas crianças, isso faz a diferença entre ela ser capaz de testemunhar em um tribunal e ficar totalmente calada", afirmam no fórum online.

Os cachorros são treinados especificamente para o trabalho por dois anos e são usados cães da raça labrador e golden retriever. Atualmente, a organização possui 87 cachorros trabalhando em 28 estados americanos.

Mas não é sempre que os animais são bem-vindos nos tribunais. Segundo o jornal "Seattle Times", em 2010, um homem acusado de roubo apelou na Justiça, afirmando que permitir que o cachorro sentasse ao lado da testemunha de acusação durante o julgamento seria injusto. Segundo o homem, a presença do cão poderia reforçar a imagem de vítima da testemunha. A corte decidiu por unanimidade que a breve presença do cachorro no tribunal não influenciaria no julgamento.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *