19/04/2024 - Edição 540

Viver Bem

Tudo o que você quer saber sobre varizes em seis perguntas e respostas

Publicado em 05/08/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

As principais causas das varizes, uma das manifestações mais comuns da doença venosa crônica (DVC), são genéticas, mas existem outros fatores — como a obesidade, a má alimentação, fumar e deixar de praticar atividades físicas — que também influenciam no desenvolvimento do problema. A médica Riva Dimitrov, Diretora Médica do negócio de Farmacêuticos Estabelecidos da Abbott no Brasil, respondeu a seis questões que esclarecem o tema:

1. O que é?
A doença venosa crônica, também conhecida como insuficiência venosa crônica, é uma condição causada pela má circulação do sangue nas veias. Acontece principalmente nas pernas e tende a agravar-se com a idade. Quando estas alterações de cor, textura, irritação e inflamação na pele acontecem, o problema passa a ter um peso estético maior.

2. Como se formam as varizes e as demais doenças venosas crônicas?
Depois que o sangue irriga as pernas, as veias da panturrilha reconduzem-no ao coração com o auxílio de pequenas válvulas que direcionam o sangue de volta para o coração, ajudando o líquido a vencer a gravidade. Por isso, alguns médicos consideram a batata da perna como o nosso segundo coração. Mas em alguns casos, essas válvulas deixam de funcionar apropriadamente e produzem, assim, o chamado refluxo venoso 3. O sangue, ao ficar represado nos membros inferiores, provoca inchaço, dores, e sensação de pernas pesadas.

3. Quais as consequências provocadas na circulação do sangue?
Quando ocorre uma dilatação anormal da veia, há uma diminuição da velocidade do sangue no interior do vaso. Como resultado imediato, a pressão dentro da veia aumenta e, com o tempo, aparecem os sintomas: dor, inchaço, sensação de peso e cansaço nas pernas, queimação, ardência e prurido nas regiões em que as veias estão dilatadas, e câimbras noturnas frequentes.

4. Há algo que possa agravar essa condição?
Sim. O ganho de peso é um dos principais fatores, pois a obesidade dificulta a circulação.  O uso de hormônios, como anticoncepcionais; ficar muito tempo sentada ou em pé; ser sedentária e o calor são outras condições que podem ser o gatilho para as varizes, em quem já tem a predisposição genética.

5.  E como o problema pode ser tratado?
O controle do peso é imprescindível, assim como a prática de exercícios físicos.  O uso de meias elásticas, principalmente no caso das grávidas, e repousar com as pernas elevadas também ajuda muito. Há também opções de tratamento com medicamentos, incluindo, por exemplo, a opção fitoterápica da escina, que é o princípio ativo da castanha-da-Índia, é cientificamente comprovada como eficaz4.

6. É possível prevenir as DVCs?
Sim, veja o que pode ser feito:
* Controlar o peso.
* Preferir uma alimentação rica em fibras para evitar a constipação intestinal.
* Procurar não permanecer muito tempo parada, em pé ou sentada, ou seja, movimentar-se.
* Não usar cintas abdominais apertadas.
* Praticar atividades físicas, como caminhadas ou exercícios, com supervisão profissional.
* Não fumar.
* Usar meias elásticas apropriadas.
* Evitar medicamentos a base de hormônios e  consultar regularmente o seu médico.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *