Semana On

Quinta-Feira 14.nov.2019

Ano VIII - Nº 371

Coluna

Almoço Especial

No Dia dos Pais, um almoço inesquecível para ele.

Postado em 30 de Julho de 2015 - Vera Chaves

Bacalhau pro papai. Bacalhau pro papai.

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Agosto está aí, e com ele uma data que não podemos deixar de comemorar, o Dia dos Pais. Para fugir do tradicional churrasco domingueiro, que tal aproveitar a data festiva e preparar um belo e delicioso almoço para ele? Tem que escolher um ingrediente especial, pois a data merece. Bacalhau é bacana, delicioso, nutritivo e agrada sempre. Para fazer a compra e o preparo certo vale lembrar algumas dicas:

Preste atenção na hora de comprar peixes que vêm no pacote. O maior risco é você levar, junto com um pedaço bonito, pedaços de rabo, barbatanas e outras partes que não são úteis a nenhuma preparação.

- O bacalhau tem um cheiro característico, que todo mundo conhece. Ele deve estar seco, sem sinal de umidade ao toque. E a carne deve ser firme.

- Deixar o bacalhau de molho em água é a primeira e mais importante etapa do preparo. O processo, conhecido como dessalgue, além de tirar o sal, hidrata a carne do peixe. Nunca prepare o bacalhau logo após a sua compra. O correto é dessalgá-lo sempre em água gelada, mantendo a travessa na geladeira. O tempo de dessalgue e a frequência de trocas de água dependem da altura das postas. Geralmente, o processo todo dura de 48 a 72 horas, dependendo da espessura do peixe. Para não errar, use sempre a proporção 2/3 de água para 1/3 de bacalhau,  que dá uma média de tempo para cada corte de bacalhau a seguir:  

Desfiado: 6 horas de molho, com trocas a cada 2 horas;

Postas normais: 24 horas de molho, com trocas a cada 6 horas;

Postas grossas: 42 horas de molho, com trocas a cada 7 horas;

Postas muito grossas: 48 horas de molho, com trocas a cada 6 horas. 

Bacalhau Aromático

Ingredientes

- 500gr de bacalhau salgado

- 3 unidade(s) de cebola

- 10 unidade(s) de batata bolinha

- 20 unidade(s) de tomate cereja

- 1 ramo(s) de tomilho

- 1 ramo(s) de dill

- 1/2 maço(s) de salsinha crespa

- 1 ramo(s) de manjericão

- Quanto baste de azeite aromatizado de ervas quanto baste de sal

- 1 ramo(s) de alecrim

Como fazer

- Corte a cebola ao meio do sentido da raiz a ponta sem tirar as cascas, toste em uma frigideira de fundo grosso até que fiquem bem douradas.

- Em seguida corte ao meio novamente, que fiquem em 1/4 da cebola, disponha numa assadeira e tempere com sal e pimenta-do-reino e regue com azeite.

- Cubra com papel alumínio deixe no forno cerca de 5 minutos, depois retire as cascas.

- Lavar os tomates e coloque-os em uma assadeira polvilhe com sal e pimenta, regue com azeite e asse por 5 minutos em forno médio.

- Lave e cozinhe as batatas  sem retirar as cascas, até que cheguem a ponto de purê, deixe descansar por alguns minutos.

- Polvilhe sal e pimenta-do-reino e regue com azeite.

- Asse em forno numa temperatura alta por 5 minutos.

- Por último asse a posta do bacalhau em forno médio por aproximadamente 15 minutos ou até que seu interior chegue a 60 graus.

 

Para o azeite de ervas: pegue um maço de alecrim, sálvia, tomilho, manjericão, dill e pique com uma faca bem afiada até que fiquem bem pequenos. Junte o azeite.

Para a montagem: coloque as batatas sobre o prato e harmonize com a posta do bacalhau e coloque todos outros ingredientes: a cebola, os tomate, as ervas e regue com azeite de ervas e o sal.

 

Dica da Vera

Para apurar seu sabor, deixe o bacalhau temperado no azeite com ervas ou submerso no leite por pelo menos duas horas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...