Semana On

Sexta-Feira 18.out.2019

Ano VIII - Nº 368

Mato Grosso do Sul

Com Povo das Águas, prefeitura de Corumbá leva assistência a centenas de ribeirinhos

Uma das inovações da ação foi a inclusão da fisioterapia, que trouxe como tratamento alternativo a acupuntura.

Postado em 17 de Julho de 2015 - Redação Semana On

O Povo das Águas promove o desenvolvimento comunitário integrado e sustentável nas comunidades das regiões das águas. O Povo das Águas promove o desenvolvimento comunitário integrado e sustentável nas comunidades das regiões das águas.

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura de Corumbá realizou nesta semana o atendimento a cerca de 700 pessoas residentes na região ribeirinha do Pantanal, entre a cidade e o Forte Coimbra. É mais uma edição do programa social Povo das Águas, que leva os mais diferentes serviços sociais e de saúde às comunidades que habitam localidades de difícil acesso e com comunicação precária.

O Povo das Águas promove o desenvolvimento comunitário integrado e sustentável nas comunidades das regiões das águas, envolvendo todos os segmentos públicos, sociedade civil organizada e colaboradores para atendimento à população residente em áreas de difícil acesso, por meio de serviços de qualidade, como forma de minimizar as adversidades e proporcionando o exercício da cidadania.

O programa usa uma embarcação de médio porte e tem a coordenado da secretaria municipal de Governo. A equipe é formada por médicos, dentistas, enfermeiras, vacinadoras, assistentes sociais, pedagogas, professoras, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, agentes de Defesa Civil, além de agentes ambientais do município.

Unidade fluvial

Uma das inovações da ação foi a inclusão da fisioterapia, que trouxe como tratamento alternativo a acupuntura. A demanda foi detectada ao longo de outras ações quando as queixas de dores na coluna faziam-se constantes entre os ribeirinhos.

O atendimento odontológico foi ampliado com a aquisição, pela prefeitura, de um consultório portátil, incluindo cadeira para oferecer conforto e qualidade aos atendidos. Além de procedimentos básicos, a nova estrutura hoje permite até pequenas cirurgias e extrações, informou o prefeito Paulo Duarte, presente ao atendimento no Porto Morrinho (BR-262).

“Conseguimos viabilizar uma unidade fluvial da saúde que vai ser adquirida pela prefeitura exclusivamente para atendimento da população ribeirinha”, anunciou Duarte, lembrando que hoje o município aluga embarcação para realizar a ação. A nova unidade adaptada para a região deverá ser licitada ainda em julho para operar no início do próximo ano.


Voltar


Comente sobre essa publicação...