Semana On

Segunda-Feira 12.abr.2021

Ano IX - Nº 438

Saúde

Trabalhar por horas digitando dá tendinite?

Problema se agrava com a disseminação dos smartphones.

Postado em 16 de Julho de 2015 - Redação Semana On

Exagero na digitação pode causar tendinite. Exagero na digitação pode causar tendinite.

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Existem pessoas que não conseguem largar o celular e passam horas e horas digitando e enviando mensagens. No entanto, muitas delas não sabem que esse hábito pode trazer problemas para as mãos e dedos. Como alerta o ortopedista Mateus Saito, hoje em dia é cada vez mais frequente encontrar pacientes com doenças provocadas pelo uso excessivo de celular, principalmente quando eles usam só o polegar para digitar e navegar.

A primeira complicação que o excesso de digitação pode causar é a mialgia, que é uma dor nos músculos das mãos; depois, ela pode evoluir para a artrite, inflamação da articulação do polegar. Por último, pode acontecer a tendinite, que é a inflamação dos tendões do polegar.

Como prevenção, a dica é segurar o celular com apenas uma das mãos e digitar com o indicador, evitando o uso só do polegar. Segundo o ortopedista, na maioria dos casos, o tratamento é feito com repouso, analgésico e bolsa de gelo, mas o paciente deve também ter bom senso e deixar o celular um pouco de lado.

Existem ainda alguns exercícios que podem aliviar ou até mesmo evitar dores nas mãos - a terapeuta ocupacional mostrou alguns movimentos que podem ser feitos com massinhas que podem ajudar a fortalecer a musculatura. Quem sente muita dor, no entanto, não deve fazer esses exercícios, como alertou a especialista. O ortopedista Mateus Saito acrescenta ainda que pessoas que trabalham com as mãos devem se preocupar um pouco mais com a saúde das mãos.

O problema

A tendinite pertence ao grupo das lesões por esforço repetitivo (LER). Nesse grupo de doenças estão também a bursite, a síndrome do túnel do carpo e outras mais, que afetam músculos, nervos e tendões, provocando dor e inflamação.

De acordo com Rene Abdalla, diretor do Instituto do Joelho do Hospital do Coração (HCor) de São Paulo, uma pessoa nessa condição pode desenvolver tendinite, sim, dependendo de quanto tempo passa digitando. Como não é possível ficar longe do computador, ele recomenda alongamentos durante o expediente.

"Se a pessoa passa 8 horas digitando, a cada duas horas deve colocar a mão para cima, forçando uma mão contra a outra por uns 20 segundos, depois a mesma coisa, com os braços para baixo. Com as duas mãos. É uma forma de tentar evitar a doença."


Voltar


Comente sobre essa publicação...