23/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Prefeitura lança sistema para facilitar acesso às vagas especiais

Publicado em 10/07/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O prefeito Gilmar Olarte, em parceria com o Detran/MS e a Agetran, apresentou o novo sistema de emissão de cartão de estacionamento para vagas de idoso e deficientes. Para facilitar a vida do cidadão, o cartão será emitido mais rapidamente e em todas as agências do Detran, sede da Agetran e Central de Atendimento ao Cidadão.

“Estamos trabalhando juntos para ter melhores resultados e facilitar a vida do campo-grandense, principalmente quem precisa das vagas”, explica o prefeito.

Em Campo Grande são 378.103 mil condutores, destes 60.063 (15,89%) têm mais de 60 anos, com direito à vaga especial. Já os com algum tipo de deficiência totalizam 11.683 (3,09%).

De acordo com a promotora de Justiça dos Direitos Humanos, Jaceguara Dantas da Silva Passos, a parceria com a Prefeitura enfatiza a necessidade de garantir que as vagas sejam ocupadas apenas por quem precisa. “Recebemos várias denúncias de desrespeito e de motoristas que não precisam utilizando as vagas reservadas aos idosos e deficientes, com a parceria com a Prefeitura, além da fiscalização iremos garantir a facilidade para quem precisa emitir o cartão”, explica.

A diretora da Agetran, Beth Félix, demonstrou como é fácil emitir o cartão e destacou que a Agência trabalha para facilitar a vida do cidadão e garantir que a legislação seja respeitada. “A pessoa que está nesta condição ou nesta etapa da vida precisa ser respeitada e honrada. Precisamos criar mecanismos e facilidades para eles e garantir que as vagas sejam garantidas”, ressalta.

A legislação prevê que 5% das vagas sejam destinadas a deficientes e 2% aos condutores com mais de 60 anos. A multa para esse tipo de infração é de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação. 

No site da Agetran e Detran por meio de um link, onde o usuário preenche seus dados e imprime o formulário. Com esse formulário, documentos pessoais e laudo que comprove a deficiência, o usuário vai até a Agetran ou à Central de Atendimento ao Cidadão ou ainda  a uma das agências do Detran para emitir seu cartão de estacionamento.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *