29/03/2024 - Edição 540

Auau Miau

Cão gripado

Publicado em 09/07/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Os seres humanos não são os únicos a passarem por resfriados. O seu cachorro também se pode resfriar. Quando o seu cachorro se resfria quererá apenas estar tranquilo e procurar sítios para passar o mal que sente no corpo em paz.

Os sintomas de um cachorro quando está resfriado são espirros, dor muscular, inatividade, perda de apetite, tosse, mucosidade e dor de cabeça. De certeza que poderá compreender como se sente.

Veja as dicas de como tratar o resfriado do seu cachorro.

1 – Não o sufoque, deixe-o no seu espaço para que consiga descansar.

2 – Hidrate bem o seu cachorro, ele precisa de água para diluir a mucosidade e para estar bem hidratado.

3 – Se não quiser beber água, deverá insistir e se ainda assim não quiser, dê-lhe água utilizando uma seringa dos xaropes. Se não sabe qual é, pergunte ao seu veterinário.

4 – Se não tiver fome, ajude-o a comer, mas não o obrigue se vir que não quer de forma nenhuma. Uma forma de o ajudar a comer é colocar no seu alimento seco um pouco de molho ou alimento macio para o ajudar ou, também pode umedecer um pouco o alimento seco para aumentar o odor e ajudá-lo ao engolir.

5 – Para alimentar o seu cachorro quando estiver resfriado, pode fazer-lhe um caldo de galinha (sem cebola) quente para melhorar.

6 – Não o leve a passear se estiver muito frio ou se estiver a chover, pois o resfriado pode piorar.

7 – Leve o seu cachorro ao banheiro e abra a torneira de água quente durante uns minutos. O vapor de água que sairá irá ajudar a melhorar a respiração. Fique com o seu cachorro no banheiro durante dez minutos para aliviar a sua mucosidade.

8 – Se após alguns dias vir que o seu cachorro não melhora, terá que recorrer ao veterinário para o observarem.

9 – Da mesma forma que acontece conosco, o melhor remédio para o resfriado é preveni-lo. Por isso, evite as mudanças bruscas de temperatura ou as correntes de ar.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *