26/04/2024 - Edição 540

Mundo

Estado Islâmico reivindica ataque a hotel que matou 38 na Tunísia

Publicado em 27/06/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A milícia radical Estado Islâmico reivindicou o ataque a um hotel de Sousse, cidade turística no litoral da Tunísia. A ação deixou 38 mortos, em sua maioria turistas estrangeiros que estava em uma praia.

O governo tunisiano havia afirmado em um primeiro pronunciamento que 39 pessoas morreram na ação. Mas, segundo o primeiro-ministro, Habib Essid, a contagem mencionada incluía o terrorista entre os mortos.

Em comunicado divulgado pelo fórum de radicais islâmicos SITE, a facção afirma que um de seus membros, chamado de Abu Yihya al-Kairouni, abriu fogo no hotel Riu Imperial Marhaba, chamado de "bordel".

"Nosso irmão, o soldado do califado Abu Yihya al-Kairouni, atingiu seu alvo apesar das medidas de segurança [das autoridades tunisianas]. Atacou um bordel e matou 40 infiéis", diz a nota, que traz número maior de mortos que o reconhecido pelas autoridades.

Os extremistas afirmam que o objetivo era fazer um ataque contra "antros de fornicação, vício e apostasia" em Sousse, um dos principais destinos turísticos para europeus no país do norte da África.

As vítimas, em sua maioria britânicos, alemães e belgas, foram mortos enquanto estava na praia e na piscina do hotel. O atirador estava disfarçado de turista e escondeu um fuzil AK-47 dentro de um guarda-sol.

O presidente do país, Beji Caid Essebsi, reagiu afirmando que "o alvo do ataque é o coração da Tunísia", em referência à importância que o setor turístico tem na economia do país.

Ele também anunciou que "o Estado adotará medidas dolorosas, mas necessárias" após o ataque. A primeira foi fechar 80 mesquitas fora do controle do Estado por incitação à violência.

Série de ataques

O atentado na Tunísia aconteceu quase ao mesmo tempo de uma explosão de um homem-bomba em uma mesquita no Kuait e de um ataque em uma fábrica de uma empresa americana na França que incluiu uma decapitação.

O ataque no Kuait também foi reivindicado pelo Estado Islâmico. Para o Departamento de Estado americano, porém, não há provas de que os três ataques estejam relacionados.

A milícia radical convocou seus seguidores a um mês de violência no mês sagrado do Ramadã, que começou no dia 18 e vai até 17 de julho. Neste período, a facção completa um ano de ter se declarado Estado Islâmico.

O ataque na Tunísia é o pior que já aconteceu no país. Em março, a capital Túnis foi atingida por outro atentado ao turismo. Pelo menos 22 pessoas morreram quando atiradores abriram fogo contra turistas no Museu do Bardo.   


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *