24/04/2024 - Edição 540

Meia Pala Bas

As Aventuras do Libertador Aécio contra a Legião dos Ditadores

Publicado em 19/06/2015 12:00 - Rodrigo Amém

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Como todo fã de HQs, eu tenho um fraco por figuras heróicas. E nunca imaginei que viveria para ver o nascimento do primeiro super herói 100% brasileiro: Aécio Neves. Acompanhei com excitação o nascimento deste Cavaleiro Verde-Oliva, acompanhado pelo fiel Escudeiro Caiado e a legião dos ternos cintilantes . Depois de ter resolvido todos os problemas da democracia brasileira, esse Esquadrão Classe A decolou com sua máquina justiceira voadora (um avião, claro. O helicóptero ninguém sabe, ninguém viu) e começou sua luta por uma democracia global, derrubando uma ditadura por vez.  

Como bom nerd, já me animei com as possibilidades das aventuras do Super Aécio (ou Aécio Mascarado. Temos que pensar no nome mais adequado). Depois dos venezuelanos, que outros presos políticos do mundo merecem ser salvos por nosso Paladino Mineiro? Seguem minhas sugestões para a trilogia do Cavaleiro Verde-Oliva:

Super Aécio contra o Inferno Cubano

Quando pensamos em falta de respeito pelos direitos de presos políticos, o primeiro país que pensamos é Cuba, claro. Mais especificamente, Guantánamo. Uma fortaleza guardada pelo mais poderoso exército do mundo. Nem o presidente dos EUA consegue fechar Guantánamo. E olha que ele é o dono da prisão!

Boa parte dos presos lá jamais chegou a encarar um julgamento, ou mesmo saber de quais crimes são acusados. As acusações de tortura e perseguição política são constantes. Mas torturadores gringos, tremei! É um pássaro? É um avião? É o Super Aécio defensor das democracias do mundo, pronto para a briga! Ah, tá!

Aécio Mascarado contra o Czar Louco

Em sua próxima aventura, nosso herói pode enfrentar um inimigo de coração gelado: Vladmir Putin. O presidente democraticamente eleito da Rússia não é muito democrático. Prendeu uma banda punk que resolveu fazer flash mob numa igreja. Os líderes da oposição costumam ser vítimas de atentados inexplicáveis. E não vamos nem falar em invasão de países vizinhos. Se o bolivarismo é uma ameaça para outras democracias, o que dizer do Putinismo? Felizmente, Aécio não vai deixar por menos e vai arrepiar nas estepes da Sibéria. Certeza.

O Cavaleiro Verde-Oliva contra o Nhonho das Trevas

Para encerrar a trilogia da nossa Liga da Justiça, o vilão mais emblemático da luta contra os regimes ditatoriais. Kim Jong-un não foi eleito; ganhou o cargo do papai, uma tradição caquética típica de lugares sem tradição democrática, onde herdeiros são içados à carreira política graças ao poder e influência de seus pais e avós (Eu sei, um absurdo. Mas é porque estamos acostumados com a democracia meritocrática brasileira).

Kim Jong-un censura meios de comunicação dentro e fora de seu país. Deixa seu povo passar fome, quando ele mesmo dá sinais de que se alimenta bem, obrigado. Ele é tão sanguinário que jogou um tio dele aos cães. Nosso time de salvadores teria um desafio e tanto para libertar o povo coreano desta ditadura. São mais de duzentos mil presos políticos.

Mas eu sei que nosso Paladino de Minas não foge da luta. É claro que ele vai peitar esses monstros todos.  Tá achando o quê? Que esses nobres  Senadores Vingadores estão de bravata? Querendo aparecer? Não, senhores. O assunto aqui é sério. A única força capaz de impedir Aécio Neves de levar a democracia a todos os cantos deste planeta é seu calcanhar de Aquiles, obrigatório em todo mito de herói. A kriptonita de Super Aécio é que ele não tolera ficar preso em engarrafamentos.

Leia outros artigos da coluna: Meia Pala Bas

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *