19/04/2024 - Edição 540

Vale um Play

Prepare-se para muitas ideias

Publicado em 20/02/2014 12:00 - Rafael Naruto

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Esses dias ganhei de presente um livro demais de interessante com a promessa de fazer as mudanças necessárias agora. Claro, no começo achei um pouco engraçado, um livro em que na capa apresentasse tal mensagem, porém, ao finalizar sua leitura percebi ser a mais pura verdade.

O livro Criatividade apresenta diversos tipos de modelos e técnicas não só criativas, mas também processos de geração de novas e funcionais ideias. Cada técnica apresenta um modelo de pensamento, exemplos e perspectivas de resultados. Uma leitura um tanto rápida, entretanto, demais de eficaz.

A criatividade hoje é uma questão de sobrevivência para a nossa realidade de mercado, as mesmas soluções não resolvem o problema e muitas vezes atrapalham. As pessoas anseiam cada vez mais por inovação e ousadia. O fato é que no geral, todos temos mais criatividade do que usamos no nosso cotidiano.

No decorrer da leitura, compreendi melhor o significado das três variantes criativas: A artística, a da descoberta e a humorística. Com as técnicas apresentadas é possível potencializar os três tipos e ainda descobrir que ser criativo, significa assumir riscos. Percebi com isso que as falhas e fracassos ainda são as melhores formas de aprendizado e que é apenas arriscando o pescoço que se consegue a verdadeira criatividade.

Claro que não estou dizendo para você ser ousado demais ou que arrisque o seu emprego. No livro é possível simular essas situações de modo criativo e assim obter ideias fantásticas. Já experimentou utilizar todo o poder da sua imaginação? O livro é um grande convite para exercitar a sua autonomia e se preparar para novas situações.

A grande lição, ou talvez a melhor de todas seja: Técnicas de criatividade não são criativas, você é! Mas elas te ajudam a buscar algo realmente original. Prepare-se para uma leitura rica em diversas perspectivas e seja também o responsável por novas e melhores mudanças.

Brian Clegg e Paul Birch Valem um Play por seu maravilhoso livro sobre Criatividade.

Um grande abraço para todos e até a próxima.

Leia outros artigos da coluna: Vale um Play

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *