28/03/2024 - Edição 540

True Colors

ONU pela diversidade

Publicado em 05/06/2015 12:00 - Guilherme Cavalcante

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Uma nova campanha da Organização das Nações Unidas, chamada “Livres e Iguais”, quer mostrar ao mundo que não existe espaço para discriminar a diversidade e a comunidade LGBT. O vídeo foi lançado no último mês num dos lugares mais visitados do mundo, a Times Square, em Nova Iorque. Lá, ocupou três telões e literalmente parou a Broadway e seus milhares de turistas com a mensagem pró-diversidade.

A campanha fez parte das celebrações do Dia Internacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, dia 17 de maio. No Brasil, a data também é comemorada, assim como no mundo todo, por conta do dia em que a homossexualidade deixou de integrar o Cadastro Internacional de Doenças (CID10), da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A mensagem do vídeo (aqui você pode conferir traduzido) discursa sobre o papel da juventude LGBT nas contribuições no combate ao preconceito e à discriminação. A peça foca principalmente no dia a dia de militantes gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transgêneros, que a partir de suas vivências, são responsáveis pelas transformações da nossa sociedade no tocante à tolerância e o respeito às diferenças.

No fim do vídeo, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, discursou na coração de Manhattan e deixou uma mensagem com pedido de respeito à diversidade e resiliência dos militantes (vídeo abaixo). A cantora Sara Bareilles também marcou presença com a apresentação da canção Brave, que é trilha sonora do vídeo (sim, aquela mesma que muito se parece com Roar, da cantora Katy Perry, mas isso é outro assunto).

Leia outros artigos da coluna: True Colors

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *