20/04/2024 - Edição 540

Ecologia

Mitsubishi Outlander 2016

Publicado em 27/05/2015 12:00 -

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A Mitsubishi lançou oficialmente o Outlander 2016, que chega ao Brasil importado, mas está a caminho de se tornar o próximo modelo nacional a ser feito na fábrica de Catalão (GO).

O crossover reestilizado apareceu pela primeira vez em abril, no Salão de Nova York, e menos de 2 meses depois já desembarca nas concessionárias brasileiras, com preços entre R$ 114.990 (2.0) e R$ 173.990 (2.2 turbodiesel), antes mesmo de ser vendidos nos Estados Unidos.

Entre as novidades estão a frente com grade cromada e desenho moderno, que deve ser usada em outros modelos da marca, e o motor 2.2 turbodiesel, que passa a equipar a versão topo de linha, embora não seja o mais potente da gama – posto que segue com o V6 de 3.0.

Além disso, todas as versões do Outlander passam a ter teto solar, rodas de liga leve de 18 polegadas, luzes de LED na traseira e retrovisor interno eletrocrômico, que evitam ofuscamento com luzes durante a noite.

Versões e preços

Outlander 2.0 4×2 – R$ 114.990
Motor: 2.0 16V (160 cv)
Câmbio: automática CVT com 6 marchas
Itens de série: espelhos retrovisores externos elétricos com rebatimento, faróis de neblina, rack e teto-solar, ar-condicionado digital, banco do motorista com ajuste elétrico, bancos dianteiros com aquecimento, revestimento em couro, volante multifuncional com aletas, direção elétrica, piloto automático, sensor de chuva e de luz, multimídia com CD/MP3/DVD, Mini SD-Card, Bluetooth e USB, trio elétrico, rodas de 18 polegadas, airbag frontal, lateral, de cortina e para o joelho do motorista.

Outlander GT 3.0 4×4 – R$ 141.990
Motor: 3.0 V6 (240 cv)
Câmbio: automático sequencial de 6 marchas
Itens de série: acrescenta à lista do 2.0 ar-condicionado digital de 2 zonas, navegação por GPS no sistema multimídia, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa e de freio, tração 4×4 com 3 modos de operação.

Outlander GT 3.0 Full Techonology 4×4 – R$ 151.990
Motor: 3.0 V6 (240 cv)
Câmbio: automático sequencial de 6 marchas
Itens de série: acrescenta à lista do 3.0 faróis em LED com lavador e regulagem automática de altura, maçanetas cromadas, bancos traseiros deslizantes, sensor de estacionamento, tampa do porta-malas com abertura e fechamento eletrônicos, controle de cruzeiro adaptativo, câmera de ré, frenagem automática para colisões dianteiras até 30 km/h e aviso de mudança não intencional de faixa.

Outlander 2.2 Diesel 4×4 – R$ 173.990
Motor: 2.2 turbodiesel (165 cv)
Câmbio: automático sequencial de 6 marchas
Itens de série: os mesmos da versão GT 3.0 Full Techonology

Mudanças

Segundo a Mitsubishi, foram mais de 100 melhorias em engenharia e design. Além das grandes mudanças visuais, o Outlander também passou por uma reforma geral na parte mecânica, com aumento na rigidez estrutural do chassi e da suspensão e reforço no isolamento acústico.

Mas a grande novidade para o mercado brasileiro é o motor turbodiesel 2.2, que aparece pela primeira vez na linha nacional. Com 4 cilindros em linha, 16 válvulas, injeção direta, turbocompressor e intercooler, o propulsor desenvolve torque de 36,7 kgfm entre 1.500 e 2.750 rpm.

Na prática, ele oferece mais torque que o V6, de 31 kgfm, ou seja, é mais fácil de sair e tem maior capacidade de tração, em uma faixa útil de rotação mais baixa. A potência máxima de 165 cv é atingida a 3.500 rpm, enquanto o V6 desenvolve 240 cv a 6.250 rpm.

São características bastante diferentes, que ampliam o leque para o Outlander, uma opção para quem prefere um crossover esportivo ou para quem gosta mais de um utilitário com maior capacidade de carga.

Impressões

O interior do Outlander topo de linha é bastante agradável, principalmente pelo espaço e pelos itens de conforto – possui até aquecimento dos bancos dianteiros, embora seja pouco útil para o Brasil. Partida por botão e ajuste eletrônico do banco dão uma sensação de luxo, que está de acordo com os R$ 173.900 sugeridos pelo modelo.

Ao ligar o motor, o ronco invade a cabine, mas a intensidade não é tão maior que um similar a gasolina, o que evidencia um bom trabalho para redução de ruídos. Na estrada, os 165 cavalos são suficientes para boas retomadas, auxiliadas pela transmissão automática competente e pelas borboletas para troca sequencial no volante.

Para a Mitsubishi, o Outlander é um crossover, não tão preparado para situações fora do asfalto como Pajero ou L200. No entanto, o motor a diesel com bom torque, aliado ao sistema de tração 4WD, dão mais características estradeiras do que o 3.0 V6.

A suspensão independente na traseira e dianteira absorve bem as irregularidades e deixa a viagem confortável, inclusive para os passageiros traseiros, que desfrutam de amplo espaço para as pernas. O sistema multimídia é completo, mas fica abaixo da concorrência nos quesitos praticidade e precisão do GPS.

Produção nacional

De acordo com Reinaldo Muratori, diretor de engenharia, a Mitsubishi estuda nacionalizar o crossover com até 7 lugares e deve bater o martelo em no máximo 2 meses. A partir daí, a fábrica de Catalão (GO) precisa de cerca de 18 meses para se adaptar e começar a produção, ou seja, só em 2017.

A unidade produtiva já chegou a entregar mais de 210 carros por dia, mas atualmente apenas 150 saem diariamente, devido à queda nas vendas do mercado em geral e também ao fim da produção do Pajero TR4 no final do ano passado.

A Suzuki, que é representada pelo mesmo grupo no Brasil, transferiu recentemente a produção de Itumbiara para Catalão, com objetivo de reduzir custos. Mesmo assim, há capacidade de sobra na unidade produtiva, que ganhou uma nova área de pintura e pode fazer até 100 mil carros ao ano.

Vendas

A Mitsubishi espera emplacar cerca de 800 unidades do Outlander por mês no Brasil – um acréscimo de mais de 50% em relação às 500 unidades mensais registradas de janeiro a abril. A versão de entrada, com motor 2.0, deve representar metade das vendas do Outlander, de acordo com Reinaldo Muratori.

A outra metade se dividirá em 30% do 3.0 V6 e 20% da novidade a diesel, conforme as previsões. O número de unidades é limitado pela cota de importação sem acréscimo de imposto dentro do regime Inovar-Auto. Além do Outlander, o Pajero Full também é importado, enquanto os demais modelos (ASX, Pajero, Lancer e L200) são feitos no Brasil.

Uma 4ª versão começou a ser vendida neste mês no Brasil: Outlander PHEV. O modelo híbrido, com estilo da versão 2015, é mais cara, com preço sugerido de R$ 198.990, e mira outros concorrentes.


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