23/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Prefeitura acelera obra para controle de enchente no Sóter

Publicado em 22/05/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura está investindo R$ 1,2 milhão numa obra que vai ajudar no controle do processo erosivo dentro do Parque do Sóter e das enchentes na região, que acabam impactando mais abaixo, no Córrego Prosa, nas proximidades do Shopping Campo Grande. Está sendo construído um dissipador de energia, que são degraus para diminuir a velocidade da água da chuva e retardar a chegada ao leito do córrego de toda a enxurrada captada numa região, que abrange o bairro e o conjunto habitacional Mata do Jacinto, onde há aproximadamente 4.500 imóveis, entre casas e apartamentos.

Segundo o engenheiro Alexandre Soares, da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Seintrha), o dissipador de energia do Complexo Mato do Jacinto – onde a etapa A, o asfalto e a drenagem estão quase prontos – é um empreendimento com a solidez de uma obra na qual estão sendo empregados 100 metros cúbicos de concreto, 8 mil quilos de ferro, usados na fabricação das placas, com a meticulosidade artesanal que envolve a instalação de 1500 metros cúbicos de gabião.

Na terça-feira, Alexandre, que é o fiscal da obra, acompanhou 52 estagiários de Engenharia numa visita técnica . Os acadêmicos (que fazem estágio na Secretaria de Infraestrutura) tiveram oportunidade de conhecer in loco a obra e ouviram explicações sobre como vai ajudar a controlar o fluxo de água da chuva que vai ser despejado no Sóter.

Os técnicos da Seintrha explicam que esta é uma região da cidade de solo arenoso, mais propicio o surgimento de processo erosivos. Com as obras de pavimentação e drenagem que estão sendo executados no Bairro Mata do Jacinto, o escoamento da água será mais rápido e com isto, o volume de enxurrada que será despejado no Córrego Soter aumentará na mesma proporção, bem acima da sua capacidade de carga.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *