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Sexta-Feira 05.mar.2021

Ano IX - Nº 433

Coluna

A nomenclatura do mercado coorporativo

Os meandros do Dress Code.

Postado em 08 de Maio de 2015 - Vivianne Portugal

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Dress code significa "código de vestimenta". O código de vestimenta pode e deve ser aplicado nas mais variadas situações e ocasiões do nosso dia-a-dia. Para eventos em que conste no convite o traje que devemos usar, significa que o evento pede o dress code. E vale lembrar que é muito importante e gentil que se faça cumprir o que o convite sugere. Exemplo: Traje Passeio Completo, Black-Tie, Esporte entre outros.

Para uma entrevista de emprego, também seguimos um tipo de dress code. Não há quem não se preocupe com a roupa certa para a entrevista de emprego. Alguns esportes como a montaria e o golfe, também exigem o dress code que, aliás, é lindo!

Para as empresas, o código do vestir é mais do que fundamental. É obrigatório ao profissional que busca melhor colocação no mercado. Hoje, o mundo corporativo exige não somente as qualificações profissionais mas, principalmente boas maneiras, postura correta e roupas adequadas. 

Muitas empresas dispõe do seu próprio código interno. Outras conduzem de forma liberada o que é um risco para o colaborador que não sabe escolher a roupa ideal. 

Vejamos: se a empresa tem um perfil criativo e inovador (agências de publicidade, revistas, empresas de design ou virtuaisas roupas sugeridas são mais leves e até permitem o tênis e o jeans. 

Já as tradicionais, como os escritórios de advocacia, consultoria ou bancos, o código pede roupas mais formais. O que significa que aqui, o jeans está fora de cogitação por transmitir muita informalidade. 

Por que isso acontece?

Porque cada empresa quer transmitir através de seus funcionários, sua própria imagem. Imaginem um advogado vestindo tênis e camiseta para representar em um tribunal diante de um juiz o escritório para qual presta serviços. Seria estranho não? 

E para quem ainda acredita que isso tudo não passa de uma grande bobagem, minha dica é que comece a repensar o assunto já! A roupa fala muito sobre nós cria uma cultura de conduta e facilita (e muito) os meios de comunicação interpessoais. 

A imagem deixa de ser ligada apenas à moda e torna-se condição necessária para a construção e sucesso dos profissionais. 


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