25/04/2024 - Edição 540

Mundo

Policiais serão indiciados por morte de jovem em Baltimore

Publicado em 01/05/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Seis policiais serão indiciados por homicídio pela morte de um jovem negro em Baltimore, nos EUA, informou nesta sexta-feira (1º) a promotora chefe da cidade, Marilyn Mosby. Freddie Gray, de 25 anos, morreu uma semana após ser preso, e sua morte gerou protestos violentos na cidade, que chegou a declarar toque de recolher nesta semana.

Marilyn Mosby disse que Freddie pediu duas vezes por ajuda médica no trajeto entre o local onde foi preso e o departamento de polícia. Ela chamou a morte de homicídio. O jovem foi ferido em algum momento entre sua prisão, em 12 de abril, por porte de canivete, e sua chegada à delegacia.

A morte de Gray em 19 de abril se tornou o mais recente ponto de fúria num debate nacional sobre o uso da força policial letal e as relações raciais, desencadeando manifestações e uma noite de tumultos em Baltimore, no Estado norte-americano de Maryland.

Os protestos se espalharam para outras grandes cidades na quarta-feira, uma reprise das manifestações do ano passado depois de assassinatos de homens negros desarmados cometidos pela polícia em Ferguson, no Estado de Missouri, Nova York e outros lugares.

Mosby, uma afro-americana eleita em novembro, disse que sua equipe foi regularmente informada por investigadores da polícia durante o andamento do inquérito, e, ao mesmo tempo, seu gabinete conduziu sua própria investigação independente.

"Não estamos contando apenas com as conclusões deles, mas também com os fatos que temos recolhido e verificado", disse Mosby em comunicado. "Pedimos ao público que se mantenha paciente e pacífico e confie no processo do sistema judicial."

Mosby enfrenta o maior teste de sua curta carreira na tentativa de determinar o que exatamente aconteceu com Gray, de 25 anos, e se qualquer um dos seis oficiais devem ser acusados ​​criminalmente. Os seis foram suspensos.

Enquanto não havia planos imediatos de divulgar as conclusões do inquérito policial, o relatório foi entregue um dia antes do esperado, destacando a urgência dada pelas autoridades ao caso de Gray.

Um toque de recolher foi mantido pela segunda noite e uma relativa calma voltou à cidade predominantemente afro-americana. Saques, incêndios criminosos e confrontos de rua com a polícia tomaram conta de Baltimore na segunda-feira após o funeral de Gray.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *