Semana On

Sábado 27.fev.2021

Ano IX - Nº 432

Coluna

A abóbora

Dela tudo se aproveita

Postado em 01 de Maio de 2015 - Vera Chaves

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A abóbora é um fruto rico em vitamina A e em carotenóides. Também fornece vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo. Tem poucas calorias e é de fácil digestão: 100 gramas do fruto têm em média de 10 a 48 calorias apenas, dependendo do tipo.

Mas as sementes de abóbora também podem ser consumidas. Elas são muito saborosas e ricas em nutrientes, tais como proteínas, lipídeos e fibras. São ricas em ácidos graxos mono e poli-insaturados e vitaminas. Têm complexo B, além de baixos teores de açucares livres e amido.

Quando torradas, podem ser uma ótima opção de aperitivo. A sua farinha pode ser utilizada no preparo de pães e bolos. É só triturar as sementes no liquidificador. Além disso, a farinha da semente, quando acrescida de um pouco de açúcar mascavo ou mel, gera uma farinha levemente doce que pode ser consumida como paçoca ou usada em bolos, recheios, coberturas e vitaminas.

É de fácil digestão, indicado para todas as idades, e ajuda na recuperação de enfermidades do aparelho digestivo, principalmente inflamações do intestino.

QUICHE DE CASCA DE ABÓBORA

Ingredientes

Para a Massa

- 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo

- 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal

- ½ copo de água

- 1 colher (chá) de sal

- 1 clara de ovo

Para o Recheio

- 2 colheres (sopa) de azeite

- 3 talos e folhas de cenoura picados

- 1 xícara (chá) de casca de abóbora ralada

- ½ colher (sopa) de manteiga sem sal

- ½ xícara (chá) de queijo gruyere ralado

- ¾ xícara (chá) de creme de leite fresco

- 2 ovos

- sal, pimenta do reino branca e noz moscada a gosto

Modo de preparo

Para a Massa

Misture com a ponta dos dedos a farinha, a manteiga, o sal e aos poucos adicione água (apenas se necessário para dar liga na massa). Cubra com filme plástico e deixe descansar na geladeira por aproximadamente 20 minutos. Com um rolo, abra a massa em um saco plástico. Forre uma assadeira de 22 cm de diâmetro com a massa, pincele com a clara de ovo e leve para pré-assar em forno médio por aproximadamente 20 minutos.

Para o Recheio

Refogue no azeite os talos de cenoura e a casca de abóbora. Depois adicione o alho poró e cozinhe por cerca de 2 minutos. Espere esfriar e misture os outros ingredientes. Recheie a massa previamente assada. Leve para assar novamente em forno médio 180°C por aproximadamente 40 minutos ou até que fique dourado e firme.

Dica da Vera

- Lave bem as sementes, seque-as em um pano limpo ou papel absorvente, tempere com um pouco de sal e leve ao forno quente por cerca de 40 minutos. Mexa de vez em quando para que fiquem torradas por igual.


Voltar


Comente sobre essa publicação...