Semana On

Quarta-Feira 02.dez.2020

Ano IX - Nº 421

Coluna

Frank x Hollywood

O belíssimo casamento entre cinema e música é silenciado pelo entretenimento bilionário.

Postado em 24 de Abril de 2015 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Infelizmente no Brasil é absolutamente normal que uma produção carro chefe de Hollywood ocupe a maioria das telas de cinema ao longo de suas primeiras semanas de estreia. Essa falta de espaço para o resto do mundo sufoca alguns filmes potencialmente mais interessantes e essa situação piora quando acontecem estreias hollywoodianas em semanas consecutivas. Numa pesquisa rápida que fiz nos cardápios cinematográficos oferecidos hoje, constatei que Os Vingadores 2: A Era de Ultron e Velozes e Furiosos 7 ocupam, sozinhos, mais de 50% do parque exibidor em Campo Grande e mais de 40% em Curitiba. Na metade que sobra, temos hegemonia de três filmes: Cinderela, Insurgente e a animação Cada Um na Sua Casa. Nesse panorama, algumas obras que merecem mais atenção passam despercebidos, como é o caso de Frank, filme do Reino Unido que chega por agora nas terras tupiniquins. Se o compararmos com todos os filmes citados acima, garanto que ele é, sem dúvida, a melhor opção. Um prato cheio pra quem gosta de música. Performances magnificamente inspiradoras pra quem gosta de bons personagens. E um olhar inteligente e sensível pra quem gosta de refletir sobre a vida. É tão bom que entrou na seleção oficial de Cannes ano passado. Portanto, se você gosta de um bom cinema, não perca a chance de vê-lo caso o encontre sendo exibido por ai. Garanto que será uma experiência incrível.

 

Cinema e política

A jornalista cubana Yoani María Sánchez Cordero é umas das principais personalidades políticas do mundo e um momento muito especial de sua vida foi documentado em A Viagem de Yoani. O filme é uma co-produção entre Brasil e Cuba e narra a passagem de Yoani por aqui em 2013. A blogueira, que ficou internacionalmente conhecida por seus ataques ao regime comunista de Fidel Castro, encontrou no Brasil algo que reclamava não ter em Cuba: liberdade de expressão. Foi recebida por calorosas manifestações de ativistas pró-Cuba e encontrava resistência por onde passava. Dois anos depois, o governo brasileiro encontra-se afundado até o pescoço por denúncias de fraude e corrupção. Num cenário onde o grito de ordem das últimas manifestações de rua contra o governo era “Intervenção Militar Já!”, A Viagem de Yoani chega como um furacão para nos fazer refletir sobre a vida, o universo e tudo mais.

 

Wassup rockers

Roqueiros, sexto longa de Larry Clark – diretor de Kids – foi lançado mundialmente em 2005 e só chegou no Brasil numa première de DVD em 2011. O filme narra um dia na vida de sete amigos latinos, que são jovens, gostam de rock, andam de skate e vivem na periferia de Los Angeles, onde sofrem preconceito por parte dos negros rappers do gueto. No filme, o espectador acompanha toda a repressão que a gurizada sofre na periferia e esse registro se torna uma aventura quando os roqueiros decidem andar de board em Bervely Hills. Ali se deparam com várias situações, que deflagram a luta de classes, a exclusão e o preconceito. Mas o filme é temperado com a sensualidade da juventude, que através de cenas incríveis nos faz redescobrir a vida pré-adolescente. Se você gosta de skate, de rock e de refletir sobre as relações interpessoais, não deixe de assistir.

 

Fidé

A edição 2015 do Festival Internacional de Documentário Estudantil acontece nesse final de semana em Curitiba. O evento nasceu nas França com o desejo de estimular e apoiar a produção de documentários e sua edição brasileira exibirá, ao longo de três dias, documentários de vários países, com destaque para uma seleção especial dos filmes apresentados nas últimas edições do festival na França, tudo gratuito. Acesse a programação no site, convide os amigos e venha prestigiar.

Fã-page

Site

 

Cinema brasileiro

Bora ver um filme nacional? Acho que todos nós deveríamos reservar um dia por semana em nossas agendas para saborear um filme brasileiro. Para conhecer as opções mais recentes de nosso cinema, acesse o portal Brasil nas Telas da Ancine e confira o que está em cartaz, bem como as próximas estreias e os últimos lançamentos.

Site


Voltar


Comente sobre essa publicação...