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Sábado 05.dez.2020

Ano IX - Nº 422

Coluna

Feijão com arroz

Dupla imbatível da nossa culinária.

Postado em 24 de Abril de 2015 - Vera Chaves

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A verdade é uma só: a dupla arroz e feijão é a número um na preferência dos brasileiros, pelo menos na maioria deles. Os dois juntos fornecem uma importante complementação proteica, pois têm todos os aminoácidos essenciais ao organismo.

Mas como variar o cardápio dessas iguarias e trazer novo saber à mesa? Chefs de cozinha e especialistas em culinárias dão dicas para revisitar essa dupla pra lá de famosa

Segundo o chef Mark Kwaks, do restaurante Frontera, os temperos mais amigos do feijão são a alho, cebola, louro, sal, caldo de galinha em cubo e cominho em pó. Para quem deseja preparar a versão do arroz de forma integral, Mark afirma que o principal é o ingrediente ficar com gosto natural. "Acrescente um pouco de óleo, alho, uma cebola picada e refogue. Depois, coloque o arroz integral e leve ao fogo por mais dois ou três minutos, coloque a quantidade de água necessária e sal a gosto. Cozinhe no fogo brando. Depois de cozido, desligue o fogo e deixe tampado por no mínimo 15 minutos."

A dica da chef Mary Nigri, do Quattrino, é preparar um feijão germinado, em casos de dietas específicas. "O feijão é preparado sem carne, além de alho, cebola e caldo de legumes não industrializado", afirmou a especialista.

Saudável

De acordo com a nutricionista Alessandra Paula Nunes, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo, o arroz e o feijão contêm fibras solúveis e insolúveis, que auxiliam no trânsito intestinal, favorecendo a diminuição da absorção de gorduras e, consequentemente, diminuindo os níveis de colesterol ruim, o LDL. Também possuem vitaminas e minerais como o ácido fólico e o ferro, que contribuem na prevenção da anemia, e apresenta pouca quantidade de sódio e potássio.

O Guia Alimentar da População Brasileira, formulado pelo Ministério da Saúde, apresenta 10 passos para uma alimentação saudável. Numa delas recomenda a ingestão de arroz com feijão todos os dias, ou pelo menos, cinco vezes por semana. O consumo ideal é de duas partes de arroz para uma de feijão. Para que a preparação não fique muito gordurosa, não abuse do óleo e também não exagere no sal.

Outras dicas

- Ao cozinhar o feijão, coloque bastante cebola junto com os outros ingredientes durante 40 minutos. A cebola some, mas deixa consistência e um sabor inconfundível.

- Aposte na mistura arroz com feijão-vermelho temperado com tomate, alho, catchup, chili em pó, acrescente um pouco de carne moída ou tiras de filé mignon, uma ou duas folhas de alface. Monte tudo num pão folha.


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