25/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Câmara aguarda provas oficiais sobre caso de exploração sexual para abrir Comissão Processante

Publicado em 23/04/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Mario Cesar anunciou nesta semana que a Mesa Diretora aguardará a liberação dos documentos e provas oficiais referentes à possível falta de decoro parlamentar do vereador Alceu Padilha Bueno (PSL) para, em se comprovando a materialidade dos fatos, abrir uma Comissão Processante, que poderá resultar na cassação do mandato do parlamentar. O vereador é um dos acusados em uma investigação sobre exploração sexual de adolescentes.

Segundo Mario Cesar, a Mesa Diretora optou por aguardar a liberação dos documentos oficiais pela Delegacia Especialidade de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) para colocar em votação, já na próxima semana, a abertura de uma Comissão Processante no lugar de uma Comissão Especial de Ética, dando mais agilidade ao processo.

“Este caso requer muito cuidado, muito zelo e muita seriedade. A Mesa Diretora não vai se furtar de nenhuma ação. A Câmara não vai passar a mão na cabeça de ninguém, em se materializando os fatos. Penso que a Mesa Diretora deve ter em mãos todos os documentos, tudo que este inquérito está apurando, os quais pediremos logo após o pronunciamento do delegado. Temos que ter celeridade para dar uma resposta à altura que o caso merece e a sociedade espera”, afirmou Mario Cesar.

De acordo com o parlamentar, de posse da documentação a Casa poderá criar a Comissão Processante. “Não quero fazer nenhum julgamento, a Mesa quer ter em mãos a peculiaridade que o caso tem. Se confirmado tudo o que a imprensa tem dito, tendo a materialidade dos fatos, pula-se essa etapa da Comissão de Ética e a Mesa segue o rito para instalação da Comissão Processante”, explicou Mario Cesar.

O caso

A Polícia Civil indiciou o ex-deputado estadual Sérgio Assis (PSB), que é católico e atuante nos movimentos sociais da igreja, e o vereador Alceu Bueno (PSL), pastor evangélico, pelos crimes de exploração sexual de adolescentes. Eles podem ser condenados a pena de até 10 anos de reclusão.

O delegado Paulo Sérgio Lauretto, titular da DEPCA, descartou o envolvimento de mais políticos. Outros três acusados são o empresário Luciano Roberto Pageu, o ex-vereador Robson Martins e Fabiano Vianna Otero, que vão responder pelos crimes de indução de menor ao crime e extorsão.

Conforme Lauretto há vídeos em que os dois políticos aparecem mantendo relações sexuais com duas adolescentes. Para complicar a situação de ambos, em uma das gravações, a menina confessa que tem apenas 15 anos de idade.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *