28/03/2024 - Edição 540

Auau Miau

Cachorro perdido

Publicado em 23/04/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Um cachorro é, para a maioria das pessoas, mais do que um simples bicho de estimação. Para muitos, o cãozinho é um grande companheiro e um membro da família. Por isso, é inevitável não ficar desesperada ou triste quando o cachorro fugiu ou desapareceu.

A ambientalista Vininha F. Carvalho dá dicas de como educar o animal desde o primeiro dia para evitar que essa situação aconteça. “O ideal é deixar bem claro para o cachorro onde é o seu território. Em pouco tempo, ele vai começar a demarcar o espaço e reconhece-lo como seu lar”, afirma ela.

Adestramento para cães

Segundo Vininha, os cães precisam ter e ver todas as posições hierárquicas claramente definidas e ocupadas. Por esse motivo ele deve ter limites definidos, que são transmitidos com um adestramento adequado que respeite as características do animal. "Cada cão tem seu próprio tempo para entender as instruções. Usar recompensas positivas é uma forma muito eficiente de treinar um cão, muito melhor do que empregar disciplina punitiva”, orienta a presidente da Fundação Animal Livre.

Comportamento do dono

O ideal é que o dono procure sempre manifestar o seu amor e carinho pelo cão para que o animal se sinta seguro e feliz na casa onde mora. “A esterilização, também reduz a agitação dos machos e as fugas. Nas fêmeas, este procedimento cirúrgico as torna mais calmas, evitando que sintam vontade de fugir no período do cio”, explica a ambientalista.

O cão precisa de atenção, por isso costuma ficar triste e agitado quando fica sozinho. Para não despertar no animal o desejo de fugir de casa, as pessoas devem sair em silêncio. Segundo Vininha, passar a mão no alto da cabeça do cão é uma ótima maneira de acariciá-lo sem criar clima de ansiedade.

Dicas para evitar a fuga de cachorros

– Abrigue seu animal em local arejado, protegido do frio, chuva e do calor excessivo. Coloque trincos seguros nos portões que dão acesso á rua e leve-o para passear sempre com coleira.

– Identifique o seu animal, com uma plaquinha, usada na coleira, que funciona como carteira de identidade, com endereço e telefone para contato. Há também uma identificação eletrônica individual e definitiva, por meio de microchip projetado especialmente para uso animal, inserido subcutaneamente na base do pescoço, na linha média dorsal, entre as escápulas, por um profissional credenciado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. Assim, no caso de cachorro perdido, alguém poderá avisá-lo sobre sua localização.

– Em eventos com possível queima de fogos de artifício é aconselhável que ele fique em um lugar tranquilo e que possa ter acesso ao seu esconderijo, quando explodirem os rojões.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *