Semana On

Terça-Feira 13.abr.2021

Ano IX - Nº 438

Coluna

Sobre duas rodas

Mais importante que ficar na moda, as roupas para ciclistas proporcionam conforto e segurança.

Postado em 17 de Abril de 2015 - Vivianne Portugal

De bike e na moda. De bike e na moda.

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Esqueça tudo que você conhece sobre roupas para pedalar. Saias, calças, jaquetas, lingerie e até ternos melhoram a vida de quem usa a bicicleta como meio de transporte nas cidades. Assim, pedalar com estilo é também prático e confortável.

A moda para ciclistas surgiu de mansinho e, aos poucos, começa a tomar prateleiras de lojas e dos armários dos que pedalam. Grandes como Levi’s e H&M já têm coleção focada no homem ciclista, enquanto marcas de menor escala – mas muita competência – criam peças exclusivas para as mulheres.

Mas o que é que essas roupas têm de mais? Muita coisa! Confira algumas das características dos modelos que fazem a alegria de ciclistas:

-  Tecido respirável (como a lã de merino)
-  Materiais superexpansíveis (para liberdade de movimentos)
-  Modelagem diferenciada (se encaixa nas necessidades)
-  Costuras reforçadas (aumenta a durabilidade das peças)
-  Detalhes como reflexivos, zíperes práticos e espaços para carregar objetos

Na prática, isso significa que a pessoa é pensada com nova “anatomia”. O jeans ou calça social ideal para quem pedala, por exemplo, remove a costura que fica exatamente no meio das pernas, evitando seu desgaste e aumentando significativamente o conforto ao pedalar.

Tanto a RYB Denim quanto a Iladora, marcas do Canadá e EUA, respectivamente, foram criadas por e para ciclistas – com a mesma ideia de modelagem.

Essa blogueira, presenteada com o modelo da Iladora, ficou encantada com simples sacadas. A parte de trás da calça é mais alta (adeus, cofrinhos à mostra!) e, na perna direita, uma alça fixa a famosa dobra feita para evitar que a corrente suje o tecido.

Embora eu não seja autoridade no assunto, posso dizer como quem pedala com roupas comuns no dia a dia: a calça da Iladora é perfeita para pedalar – e não é propaganda enganosa.

A Levi’s tem uma linha completa para homens ciclistas, do jeans clássico com tecnologia resistente à água até camisas e jaquetas com tecidos tecnológicos que expelem a transpiração, além de maior ventilação e bolsos estratégicos. De brinde, pontos reflexivos em todas as peças.

Também para o público masculino, a rede H&M criou, em parceria com os funcionários da loja Brick Lane Bikes, de Londres, 11 peças versáteis e testadas por quem pedala todos os dias pelas ruas inglesas.

Muitas preces foram ouvidas e as mulheres ganharam um presente especial: a possibilidade de pedalar com uma das peças tecnicamente mais impossíveis para uma bicicleta – a saia lápis. Mandem seus beijos para a marca norte-americana Iva Jean.

Sim, caras ciclistas – parece feitiçaria, mas é alfaiataria. Quando montar sua bike, você abrirá um zíper mágico, camuflado perfeitamente na parte de trás. Assim, quando você chegar no destino, basta fechá-lo e seguir em perfeitas condições, cheia de charme.

Para quem viaja de bike ou percorre longos percursos, já foi criada uma lingerie especial, com o mesmo acolchoamento encontrado nos shorts de cotton voltados a esportistas ou cicloturistas. As Chamois Panties, no melhor estilo vintage, te livram da aparência de “vou ali pegar a estrada e já volto”, e garantem estilo caso você vá, sim, “pegar a estrada e não voltar tão cedo”.

Vale dizer que, para cortar o vento ou se aquecer com estilo e eficiência, cashmere e lãde merino são as melhores pedidas. Esses tecidos controlam a temperatura, são confortáveis e leves. A lã, inclusive, é queridinha para camadas-base em esportes de neve e são fáceis de serem encontradas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...