28/03/2024 - Edição 540

Auau Miau

Eles são da família

Publicado em 14/04/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Uma das provas mais concretas de que cachorros são loucamente apaixonados por seus donos vem de um estudo feito pela Emory University, nos Estados Unidos.  O estudo usou o olfato do cachorro, considerado o seu sentido mais poderoso e mais importante, para revelar quais coisas lhe proporcionavam mais prazer. A ideia era apresentar o cachorro a diversas cheiros e medir a reação na parte do cérebro relacionado a experiências positivas para cada cheiro apresentado.

Os cheiros apresentados eram: o cheiro dele mesmo, de uma pessoa conhecida, de uma pessoa desconhecida, de um cachorro conhecido e de um cachorro desconhecido.  O estudo revelou que o cachorro consegue diferenciar entre o cheiro do seu dono e fica feliz ao reconhecê-lo , mesmo quando ele não está presente. Ao ser apresentado ao cheiro do seu dono, a região do cérebro do cachorro relacionada à recompensa reagia.

De todos os cheiros, ele priorizava o cheiro do seu dono acima de qualquer outro objeto. Os cachorros que participaram desse estudo foram todos criados perto de pessoas, porém eram de raças e idades diferentes, revelando que esse comportamento não é específico a uma raça.

Eles em primeiro lugar

Para medir o amor que sentimos pelo nossos cães, uma outra pesquisa perguntou para as pessoas se elas salvariam um desconhecido da morte ou os seus cachorros.  O resultado revelou que uma grande parte das pessoas salvaria os seus cachorros, por considerá-los membros da família.

Para alguns, eles são filhos, enquanto para outros são considerados irmãos ou melhores amigos.  De qualquer forma, essa pesquisa aponta pelo fato que não enxergamos o cachorro como um animal somente, mas como um de nós.

Alguns estudos apontam que o cachorro age com o dono da mesma forma que uma criança age com os pais.

Pais

Um outro estudo feito pela Universidade de Vienna revelou que os cachorros olham para os seus donos da mesma forma que uma criança olha para os pais. Ou seja, quando eles estão com fome ou medo, por exemplo, olham para os seus donos para resolver esse problema e lhes dar apoio emocional.  O dono age como uma base segura e permite que o cachorro explore novas situações.

Às vezes, ter um cachorro que nos trata como seus pais pode nos fazer agir com eles de uma forma similar que pais agem com os seus filhos.  Isso, adicionado ao fato que a maioria dos cachorros tem uma inteligência similar a de uma criança de dois anos, contribui para eles serem tratados como bebês.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *