25/04/2024 - Edição 540

Comportamento

Medo de avião

Publicado em 14/04/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

"Meu corpo tremia, eu transpirava. A boca ficou seca e eu sentia meus batimentos se acelerarem. Achei que fosse morrer de infarto." É assim que a psicóloga Mayla Pace descreve sua segunda viagem de avião, quando apresentou os sintomas da fobia de voar pela primeira vez.

Era a segunda viagem de avião dela, nove anos atrás, 11 anos após a primeira. "Eu percebia que adiava, que oferecia alternativas… Dizia 'vamos de carro'. Hoje sei que estava fugindo do problema."

Ela é uma das primeiras pessoas que estão usando um novo tipo de tratamento para tentar curar essa fobia.

Basicamente, o paciente é imerso em realidade virtual. com o auxílio de um óculos especial. Mexendo a cabeça, é possível ver todo um novo ambiente ao redor. No caso, claro, tudo começa em frente ao aeroporto. Para "andar" no mundo virtual, são usados joysticks nas duas mãos.

Com os fones de ouvido escuta-se o "mundo" ao redor como se realmente estivesse naquela cena. Também por essa via o terapeuta se comunica com o paciente.

Esse tipo de abordagem para tratar fobias tem bases na terapia comportamental cognitiva, em que o paciente é dessensibilizado, ou seja, vai se aproximando de seu medo e o perdendo aos poucos.

Segundo o psicólogo Cristiano Nabuco, especialista em terapias cognitivas e um dos idealizadores do projeto, essa é uma iniciativa totalmente nacional, única no Brasil e no mundo.

O realismo do sistema é ampliado por causa da poltrona (igual a de um avião) afixada sobre uma plataforma robótica que gera os tremores e movimentos sentidos durante o funcionamento, decolagem e pouso da aeronave. Inclusive turbulências.

Durante o passeio virtual, todas além do terapeuta poder acompanhar e orientar o paciente, também são monitorados os batimentos cardíacos para poder saber em que etapa se sente mais estresse.

Existe um "botão de pânico", para dar ao paciente a chance de parar a sessão.

"Em 12 sessões a pessoa perde praticamente todo o medo", diz a psicóloga Fátima Vasques, também idealizadora do programa. As 12 sessões custam R$ 7.000.

A ideia é expandir a possibilidade para outras fobias, como medo de altura, de dirigir ou mesmo de aranhas.

A decisão por começar com o medo de avião, segundo Nabuco, é lógica. "É mais difícil o paciente pagar a passagem de avião para um terapeuta acompanhá-lo em uma viagem de São Paulo ao Rio do que para sentar ao seu lado em um automóvel."


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *