20/04/2024 - Edição 540

Mundo

Presidente do Irã diz que honrará acordo nuclear se potências o fizerem

Publicado em 03/04/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O presidente do Irã, Hasan Rowhani, disse nesta sexta-feira (3) que o país honrará com os compromissos acertados no plano de ação para o acordo sobre o programa nuclear desde que as potências cumpram sua parte.

Pelo cronograma, o Irã se compromete a fechar três de suas cinco usinas de combustível nuclear e limita o enriquecimento de urânio em 3,67%, suficiente para geração de energia. Em troca, EUA e UE começarão a retirar as sanções ao país.

Em cadeia nacional de rádio e televisão, ele chamou o acordo de histórico, mas os países do grupo P5+1 – Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia, China e Alemanha – devem se comprometer com suas obrigações.

"Nós não trapaceamos. Não temos duas caras. Se nos comprometemos com alguma coisa, agiremos de acordo com o que foi determinado. Claro que isso depende também que o outro lado também cumpra suas promessas", disse Rowhani.

O chefe de governo considera que o acordo nuclear é sinal de que as potências aceitaram que o Irã poderá manter atividades de enriquecimento em seu solo, lembrando que, anos atrás, as potências haviam considerado a atividade uma ameaça ao Oriente Médio.

"Hoje é um dia que ficará marcado na história da nação iraniana. Alguns pensam que temos que lutar ou se render aos líderes mundiais. Nós dissemos que há uma terceira via. Podemos ter cooperação com o mundo."

Festa

O acordo foi recebido com festa pela maioria dos iranianos. Durante a madrugada, milhares de pessoas foram às ruas de Teerã com bandeiras do país, fizeram um buzinaço e gritaram palavras de apoio ao presidente.

A comemoração se repetiu na manhã desta sexta no aeroporto da capital iraniana, na chegada do chanceler Mohammad Javad Zarif, que assinou o plano de ação, e do negociador-chefe do programa nuclear, Ali Akbar Salehi.

Nesta sexta, o líder das orações em Teerã, aiatolá Mohammad Emami-Kashani, deu as bênçãos ao acordo. "O time negociador é firme, sábio e calmo. O líder supremo dá apoio a seus representantes e realmente temos que dar os parabéns a eles."

Até o momento, o líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, ainda não se pronunciou sobre o acordo, mas é improvável que a negociação não tenha sido conduzida com seu aval.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *