19/04/2024 - Edição 540

Auau Miau

Ossinhos artificiais podem ser um risco para saúde dos cães

Publicado em 01/04/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Muito comuns entre os alimentos dados aos cães, os ossos artificiais (feitos com couro de boi) são responsáveis também pela limpeza dos dentes dos animais. Mas, o excesso deste alimento e também a sua composição podem acabar afetando a saúde dos cachorros. Segundo a veterinária Fabiana Vergani, alguns animais, principalmente os mais sensíveis, desenvolvem doenças alérgicas e também sofrem de intolerância gástrica.

O material com o qual é produzido esse ossinho é muito resistente e acaba tornando a digestão do alimento um pouco mais difícil. Outro aspecto negativo são os corantes utilizados em alguns. Quando esse tipo de alimento não faz bem ao animal, é muito comum que os cães vomitem ou tenham diarreia. Em animais mais sensíveis ao corante, quadros de alergias e coceiras acabam se desenvolvendo e até o pelo pode começar a cair.

Outro alerta feito pela veterinária é o fato dos cachorros se engasgarem ao comer um alimento feito de um material mais resistente. “Alguns comem rápido demais e podem ficar com o osso entalado na garganta”, fala Fabiana. Mesmo com o ossinho branco sendo mais leve por ser composto somente pelo próprio couro, é importante não exagerar. “No máximo uma vez ao dia e não aconselho dar para cães com menos de cinco meses”.

Para quem não quer correr o risco e deseja substituir os ossinhos por outro alimento, Fabiana sugere os palitinhos compostos de vitaminas e probióticos. Feitos com milho, farelo de sódio e também com legumes e vegetais, acabam se tornando uma opção mais natural. “É um petisco, mas é um petisco saudável”.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *