Semana On

Sábado 31.out.2020

Ano IX - Nº 417

Coluna

O Oscar da terra

Documentário sobre a vida e obra de Sebastião Salgado estreia essa semana.

Postado em 27 de Março de 2015 - Danilo Custódio

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

“As pessoas são o sal da terra” pela ótica de um impressionante artista brasileiro de coração grande, que teve sua vida e obra documentada em O Sal da Terra, que estreia essa semana em parte do país. O filme é co-produção entre Brasil, Itália e França e chega nas telonas brasileiras depois de ter feito uma importante carreira mundial. Só pra citar dois feitos: foi o filme de abertura do Festival de Cannes e recebeu indicação ao Oscar de Melhor Documentário. O segredo da qualidade desse filme com certeza está na parceria entre Wim Wenders (cineasta alemão que é considerado um dos ícones do cinema contemporâneo mundial) e Juliano Salgado (produtor, diretor e roteirista brasileiro, que também é filho de Sebastião). A intimidade e o olhar que nascem de uma parceria como essa são coisas realmente impressionantes, assim como é a própria obra de Sebastião Salgado. Portanto, a partir dessa semana, se encontrarem o filme sendo exibido por ai, não percam a chance de ver. É o cinema brasileiro mostrando sua melhor qualidade, veja e comprove!

 

Você já foi à Sbórnia?

Até que a Sbórnia nos Separe é um longa de animação brasileiro lançado em 2013, que está sendo distribuído a duras penas Brasil afora e que chega a Curitiba também nessa semana. O filme é dirigido pela dupla dinâmica Otto Guerra e Ennio Torresan e é baseado na comédia musical "Tangos & Tragédias", que é unanimidade por onde passa e da qual tive a inesquecível oportunidade de ver cinco anos atrás. Se o filme ainda não está em cartaz na sua cidade, fique de olho na fã-page oficial do filme e se programe pra ver caso haja a oportunidade. Vá prestigiar o que anda sendo produzido em nosso país que eu garanto, vale muito a pena. Aqueles que ainda teimam em dizer que o cinema brasileiro é ruim apenas atestam o fato deles próprios não conhecerem nada do que está sendo produzido por aqui. Fique de olho e busque os espaços alternativos de exibição.

Fã-page

 

O grande vencedor de 77

Rocky - Um Lutador recebeu nove indicações ao Oscar e levou três delas: Melhor Edição, Melhor Diretor e Melhor Filme. Confesso sem falso moralismo que sou grande fã de algumas franquias hollywoodianas - mesmo porque acredito muito no cinema de entretenimento - e a saga de Rocky Balboa esta entre delas. O primeiro filme, esse ai de 77, é muito bom mesmo (não se deixe enganar pelo trailer) e estará novamente em cartaz durante alguns poucos dias nessa semana. Com toda certeza vale a pena vê-lo e revê-lo na tela grande.

 

Kinoforum recebe inscrições

O Curta Kinoforum – 26º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, que acontece entre os dias 19 e 30 de agosto, é um dos mais importantes festivais de curtas do Brasil e está de inscrições abertas. Podem ser inscritos curtas-metragens de até 25 minutos, realizados em 2014 ou 2015. Para os filmes finalizados em 2014, as inscrições vão até o dia 31 de março e, para os de 2015, até 30 de abril. Como o festival é de caráter cultural e não competitivo, tem inscrições gratuitas. Basta acessar o site e mandar seu filme.

 

Vaga no mercado

O Paraná Cine anunciou no dia 25 que uma produtora audiovisual independente chamada Fan Filmes estava atrás de mão de obra. Segundo o anúncio, as vagas de trabalho são para compor uma equipe de realização de séries de TV. Se interessou? Acesse e saiba mais.


Voltar


Comente sobre essa publicação...