28/03/2024 - Edição 540

Mundo

Presidente dos EUA acena ao Irã em meio a negociações nucleares

Publicado em 20/03/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aproveitou a celebração do Ano-Novo no Irã, a festa de Nouruz, que ocorre nesta sexta (20), para enviar uma mensagem na qual deseja "um futuro diferente" entre Teerã e Washington.

A declaração ocorre em meio às negociações em Lausanne, na Suíça, sobre o programa nuclear iraniano. Seria a última rodada de negociações entre o Irã e uma coalizão formada por EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Rússia e China.

As negociações têm como objetivo fixar as condições do desenvolvimento nuclear de Teerã, que se comprometeria a deixar seu programa voltado somente a fins civis em troca da suspensão de sanções que atingem o país. Elas irão continuar na semana que vem.

O presidente francês, François Hollande, a chanceler alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e a responsável pela área diplomática da União Europeia, Federica Mogherini, também irão se reunir nesta sexta para fazer um balanço das negociações.

Aceno Americano

"Estamos diante da melhor oportunidade, em décadas, para conseguir um futuro diferente entre nossos países", afirmou Obama na mensagem publicada no site da Casa Branca, que conta com uma versão com legendas em persa.

"Os próximos dias e semanas serão críticos. As negociações fizeram progressos, mas segue havendo lacunas. E há pessoas, em nossos dois países e além, que se opõem a uma solução diplomática", acrescenta Obama na mensagem.

"Um acordo nuclear agora pode ajudar a abrir a porta a um futuro mais brilhante para o povo iraniano, que, como herdeiro de uma grande civilização, tem muito a oferecer ao mundo", disse.

Resposta Iraniana

Em resposta, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Javad Zarif, disse que o povo iraniano já escolheu um caminho para se relacionar com Ocidente, que é o do "compromisso com dignidade".

Por meio de sua conta no Twitter, o ministro disse que a postura oficial do governo iraniano é a de negociar de boa fé com Ocidente para solucionar a crise, embora sem aceitar pedidos "ilógicos" que atentem contra a dignidade do país.

Presos

Obama pediu que o governo do Irã liberte três cidadãos americanos presos e auxilie na busca por um outro que desapareceu no país há oito anos. O pedido foi feito em meio a um cumprimento à população pelo Ano-Novo, comemorado pelos persas nesta sexta.

Os americanos presos no país são Saeed Abedini, pastor cristão do Estado de Idaho que foi sentenciado a oito anos de prisão em 2013 por ameaçar a segurança nacional; Amir Hekmati, ex-marine de Michigan preso em 2011, enquanto visitava sua avó na capital, sob acusação de trabalhar para a CIA; e Jason Rezaian, correspondente do jornal "Washington Post" em Teerã.

Robert Levinson, detetive particular e ex-agente do FBI, desapareceu em 2007 em um resort do Irã na ilha Kish. Segundo fontes da agência Reuters, ele trabalhava como informante da CIA quando desapareceu. A Casa Branca nega. governo americano oferece US$ 5 milhões de recompensa por informações sobre o paradeiro de Levinson.

Atualmente, os EUA fazem parte de uma coalizão que negocia um acordo sobre o programa nuclear iraniano. O objetivo das negociações, que ocorreram nesta semana e continuarão na semana que vem, é fixar as condições do desenvolvimento nuclear de Teerã, que se comprometeria a não desenvolver armas nucleares em troca da suspensão de sanções que atingem o país


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *