29/03/2024 - Edição 540

Auau Miau

Meu cão não para de lamber a pata

Publicado em 19/03/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Este tipo de ocorrência é muito comum e ocasiona a conhecida pododermatite por lambedura ou psicogênica. Na grande maioria dos casos, ela é ocasionada por estresse ou ansiedade, muitas vezes para chamar a atenção do dono.

Contudo, a pododermatite causada pelo ato do cão lambendo as próprias patas também pode ser decorrente de um quadro alérgico e, se este for o caso, o médico veterinário deve ser consultado, de modo que a crise alérgica seja curada através de medicamentos.

No caso da pododermatite psicogênica, ou seja, comportamental, é indicado que você ensine seu pet que esse ato não é certo, fazendo-o associar a lambedura da pata com algo negativo – como borrifar água no rosto ou algum barulho que o assuste. Não é indicado utilizar uma bronca, pois o cachorro pode interpretar isso como atenção, que é exatamente o que ele deseja de você.

Se a pele do cachorro já estiver avermelhada, inflamada ou apresentando o conhecido “pus”, significa que o médico veterinário deve ser acionado, para que a dermatite seja tratada. Em todo caso, não deixe de consultá-lo, pois a dermatite, em casos extremos, pode até mesmo levar à amputação do membro infectado.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *