16/04/2024 - Edição 540

Ecologia

Google quer carro autônomo em até 4 anos

Publicado em 19/03/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O carro autônomo do Google, aquele sem motorista ou volante, percorre 4,8 milhões de quilômetros por dia em simuladores, enquanto os veículos de teste já dirigiram mais de 1,2 milhão de quilômetros por ruas de verdade.

Ainda assim, o engenheiro Chris Urmson, diretor do projeto, não revela quando o automóvel futurista chegará ao mercado, mas afirma que será logo e de preferência em menos de quatro anos.  "É quando meu filho poderá tirar carteira de motorista, e minha equipe está empenhada para que isso não aconteça", disse, rindo.

Para o executivo, à frente do programa desde 2009, o Google vem trabalhando nos últimos dez anos para resolver a parte menos confiável dos carros: o motorista.

"É chocante as coisas que as pessoas fazem ao dirigir", disse Urmson no TED, evento que reúne as principais novidades em tecnologia e design em Vancouver. "Quanto mais a tecnologia dos automóveis melhora, menos confiável o motorista se torna."

Durante a apresentação, Urmson mostrou como funciona o software, que consegue distinguir elementos do trânsito e agir em situações diversas como bicicletas que atravessam o farol vermelho, fechadas bruscas de outros carros e pedestres distraídos.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *