29/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Guarda Municipal de Campo Grande passa por cursos e qualificações

Publicado em 13/03/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Guarda Municipal de Campo Grande realiza treinamento com armas não-letais de dispositivo elétrico com seu efetivo que atua no patrulhamento da Capital. A turma de 235 guardas passa por curso no Centro de Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar. Esta é uma das fases para os guardas que irão realizar qualificação para ter porte de arma de fogo.

A corporação tem a função de proteger bens, serviços e instalações públicas municipais e tem se integrado na Segurança Pública, para proteção do cidadão. “Poder contar com guardas capacitados para usar este tipo de armamento é um avanço na nossa tropa, que pode servir a população com mais técnica e segurança”, explica o prefeito Gilmar Olarte.

Após o treinamento com as armas não-letais, será iniciada a preparação para o uso de armas de fogo, previsto pela legislação brasileira. “Com a Guarda integrada às outras forças de Segurança, é preciso garantir que atue de maneira eficaz para garantir a paz da população”, ressalta o secretário municipal de Segurança, Valério Azambuja.

Para que o guarda municipal possa ser qualificado e ter porte arma, é preciso uma longa seleção, que inclui testes psicológicos, investigação social e curso de 476 horas. “Realizamos a seleção para garantir que o uso da arma seja seguro, tanto para o guarda quanto para a população que ele irá proteger”, explica o secretário de Segurança.

De acordo com ele, a Secretaria Municipal de Segurança ampliou os serviços da Ouvidoria e da Corregedoria, para evitar qualquer alteração envolvendo os guardas municipais: “São dois serviços ligados ao gabinete e estamos monitorando pessoalmente”, avisa.

A Guarda Municipal mantém a proteção do patrimônio público e também atua, em parceria com a Polícia Militar, no patrulhamento. De acordo com Azambuja, as guarnições armadas irão atuar no patrulhamento, na segurança dos terminais de ônibus e na patrulha Maria da Penha.

A meta é que todo o efetivo realize os cursos de capacitação e possa ter porte de arma, após criteriosa seleção. “A Guarda Municipal age de maneira a reforçar a segurança pública, age em conjunto com as outras forças, para que o principal beneficiado seja a população”, afirma o prefeito Gilmar Olarte.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *