Semana On

Terça-Feira 13.abr.2021

Ano IX - Nº 438

Coluna

Sabotage – maestro do canão

Documentário entra em cartaz nas seis principais capitais brasileiras.

Postado em 06 de Março de 2015 - Danilo Custódio

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Resgatar a singularidade musical e a diversidade midiática de Mauro Matheus dos Santos, popularmente conhecido como Sabotage, é o que promete o documentário de Ivan 13P. Em entrevista, o diretor garante que o filme dá voz à obra, não à vida, de um dos principais ícones da periferia brasileira. Uma coisa é certa: Mauro morreu vítima de cinco tiros disparados a doze anos atrás e nem mesmo sua vida de crimes conseguirá impedir que sua obra se perpetue pela eternidade. Sabotage – Maestro do Canão estreia essa semana apenas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasilia, Porto Alegre, Curitiba e Salvador. Mas acredito que logo logo chegará em outros lugares desse Brasilzão. Fique ligado na Fanpage e saiba quando assisti-lo na sua cidade.

Confira a entrevista

Fanpage

 

À margem do Oscar

Interestelar, último filme do popular Cristopher Nolan, estreou nas telonas brazucas em novembro do ano passado. O longa recebeu cinco indicações ao Oscar desse ano e só levou a estatueta de Efeitos Visuais. Deveria ter levado também a de Edição de Som, mas nem tudo são flores nessa vida. Porém, o importante mesmo é saber que Interestelar é uma obra tão espetacular que entrou para o hall dos épicos da Ficção Científica. Não a ponto de competir pelo título de “melhor dos épicos” (se é que isso existe), mas é unânime que está lá, entre eles. Trata-se de um filme sensorial que vai fundo nas questões primárias do ser humano: Quem somos nós? Quem são nossos fantasmas? Onde estamos? Para onde vamos? Enfim, o filme é incrível. Assista e comprove!

 

Quem sou eu?

Jack Nicholson não lembra mais quem é. A afirmação vem de vários tabloides sensacionalistas que dizem que o ator norte americano sofre do mal de Alzheimer em estágio avançado. Tal notícia foi veiculada no Estadão e vem ganhando cada vez mais visibilidade no Facebook. Porém, a Jovem Pan noticiou que uma amiga do ator, em entrevista ao Yahoo!,  negou tal diagnóstico, alegando que ele é 100% falso. As fofocas sobre a saúde de Nicholson são antigas, circulam na internet desde 2013. Mas, independente da saúde desse grande artista do cinema, que emprestou seu rosto para personas inesquecíveis ao longo dos seus cinquenta e tantos anos de carreira, a pergunta que fica é: quem realmente se preocupa em saber quem é?

Matéria no Estadão

Matéria na JP

 

E a igualdade?

Kate Blanchett foi questionada sobre a carência de protagonistas femininas no cinema hollywoodiano. Respondeu que “as pessoas sempre falam sobre Hollywood. Vamos começar com salários iguais para trabalhos iguais, e quando chegarmos nesse ponto em todos os setores, aí podemos dizer que as coisas mudaram. E aí talvez se possa olhar para Hollywood em busca das nuances de como as coisas estão sendo representadas. Acho que as mulheres ainda têm que conversar sobre isso... ainda não existe igualdade de gênero em nenhum setor”.

Veja mais.

 

Crise na educação

Novamente: a educação está em colapso. E essa semana li o absurdo dito por um tal desembargador em Curitiba, que sacramentou a ilegalidade da greve com multa astronômica. E fez isso só depois de ter aumentado o próprio salário na semana passada, somando mais um benefício que não se justifica. E – repito – tudo ali, na cara de quem quiser olhar. O absurdo é que o desembargador, uma pessoa devidamente instruída, coloca a culpa pela paralisação nos próprios professores e não cita a responsabilidade do Estado em manter o orçamento aprovado. Ninguém está satisfeito com a situação.

Professores protestando:

Veja mais.


Voltar


Comente sobre essa publicação...