29/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Dourados amplia Ceim do Guaicurus

Publicado em 06/03/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Pedro da Silva Mota, no Jardim Guaicurus, está atendendo 279 crianças. A unidade beneficia uma região de Dourados já bastante populosa e em constante expansão, que inclui o Poravi, Dioclécio Artuzi e Harrisson de Figueiredo. “Além de novos alunos, as crianças dessa região que estavam em outros Ceims foram transferidas para este com o objetivo de facilitar o acesso”, lembra a secretária de Educação, Mariniza Mizoguchi.

“Nosso Ceim é grande, tem boa estrutura e uma equipe preparada e capacitada para atender as crianças desta região”, relata a coordenadora geral da unidade, Edna Tardiani de Oliveira Flores. Ela lembra que os materiais escolares e uniformes já estão sendo entregues aos alunos gradativamente, assim como acomodados os novos estudantes na estrutura que está iniciando as atividades.

A coordenadora pedagógica Antonieta Moraes Nascimento, lembra que o papel dos Centros hoje vai além de apenas cuidar das crianças. “Tudo que eles fazem hoje dentro da unidade pode ser um momento lúdico, desde o banho, a merenda, até as brincadeiras em sala de aula”, lembra. Desde o berçário até o pré, os alunos são incentivados ao estímulo, a coordenação motora, a convivência com os colegas.

“Trabalhamos para que o aluno saia daqui com uma noção do que é o ambiente escolar e também preparado para aprender a ler e a escrever. Dessa forma a alfabetização é feita de forma ainda mais eficaz”, acrescenta Antonieta.

Estrutura

Nos Ceims, os alunos têm quatro refeições por dia, os profissionais que os acompanham em sala possuem formação superior na área e os prédios passam por manutenção periódica para garantir o conforto dos alunos. Os estudantes ainda recebem o kit escolar com tudo o que precisam para o ano letivo, além de uniformes, tênis e mochilas para que se sintam iguais aos colegas a partir do momento que entram nas unidades.

Mais um Ceim entrará em funcionamento, com previsão para abrir as portas a partir de junho no Estrela Guassu. Além deste, mais nove estão em obras previstas para ficarem prontas em breve.

“Todas as regiões da cidade precisam destas unidades, por isso a administração do Murilo trabalha para que mais Ceims entrem em funcionamento. Mas, para isso não pensamos apenas na estrutura física, também visamos a qualidade no aprendizado das crianças” relata a secretária de Educação, Marinisa Mizoguchi.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *