20/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Corumbá amplia cobertura de atendimento em Saúde da Família

Publicado em 06/03/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O setor de Saúde Pública de Corumbá avançou nos últimos dois anos. Além de investir na infraestrutura física com construção de três novas unidades de saúde, reformas e ampliações das já existentes, e aquisição de equipamentos modernos, a Prefeitura se preocupou também em ampliar o quadro de pessoal para garantir um melhor atendimento à população.

O resultado disso tudo é que, das 17 equipes da Estratégia de Saúde da Família existentes no início de 2013, o Município conta agora com 27, o que permitiu ampliar a cobertura que não chegava a 60%. Hoje, estas equipes são responsáveis pelo atendimento de 89,7% da população, bem acima do limite mínimo estabelecido pelo Ministério da Saúde que é de 80%.

“No início da administração do prefeito Paulo Duarte, cerca de 35 mil pessoas residentes na cidade, não contavam com cobertura das equipes de Saúde da Família. O número de equipes também era baixo, na área urbana e rural. Trabalhamos no sentido de ampliar as equipes e hoje estamos com 27, 23 na área urbana e quatro na zona rural”, revelou a secretária de Saúde Dinaci Ranzi.

Hoje, estas equipes contam com 27 médicos, 22 dentistas, 173 agentes comunitários de saúde, além de outros profissionais da área de saúde como enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal e recepcionistas. A Prefeitura trabalha para aumentar ainda mais os índices de cobertura no Município, a partir da conclusão da unidade que a Prefeitura está construindo no Bairro Guatós.

“A preocupação do nosso prefeito é ampliar os serviços de saúde na região sul da cidade, parte alta, que está crescendo bastante. Com esta nova unidade, teremos mais equipes de Saúde da Família o que ampliará a área de atuação dos nossos profissionais. Quem ganha com isto é a população”, comentou.

Mais profissionais

O prefeito corumbaense ressalta que o crescimento da cobertura da Estratégia de Saúde da Família no Município se deve muito contratação de profissionais da área de saúde. “Hoje todas as unidades de saúde existentes em Corumbá contam com médicos, tanto na área urbana, quanto na rural”, comemorou Duarte.

Os novos profissionais, na opinião do Chefe do Executivo, foram fundamentais para a criação de 10 equipes de Saúde da Família, oito na área urbana e duas na rural. Na área urbana, a última criada foi na Unidade de Saúde Aeroporto II.

A equipe, que iniciou atua deste o dia 19 de fevereiro, foi criada para assegurar melhor atendimento aos moradores dos novos conjuntos habitacionais do Jardim Aeroporto, bem como áreas dos bairros Aeroporto e Nossa Senhora de Fátima, e parte do centro. Permite também melhorar responsabilização de vinculo com a comunidade que está sendo cadastrada.

A Estratégia de Saúde da Família é regida pelos princípios básicos da integralidade e hierarquização; territorialização, cadastramento da clientela; humanização, e por equipe multiprofissional, baseados nos princípios fundamentais da Atenção Básica no Brasil – integralidade, qualidade, equidade e participação social.

A ampliação das Estratégias de Saúde da Família em Corumbá se deve, principalmente, ao número de conjuntos habitacionais construídos nos últimos anos, em regiões com população acima do previsto para cobertura dos serviços de saúde.

“De 2013 até agora, a Prefeitura tem investido no fortalecimento da Atenção Básica que se caracteriza por um conjunto de ações para promoção da saúde, prevenção das doenças e outros agravos. Com proteção e prevenção é que será possível reduzir as doenças crônicas, ou não, e consequentemente, diminuir a entrada do paciente na Rede de Urgência e Emergência”, finalizou a secretária.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *