29/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Sesau e Defensoria querem reduzir ações judiciais na Saúde em 50%

Publicado em 20/02/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) e a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul assinaram um convênio que prevê a cedência de duas enfermeiras da rede municipal de saúde para atender as demandas da Defensoria e que envolvem o sistema de Saúde do município. A ação visa reduzir em 50% o número de ações judiciais e dar mais celeridade na marcação de consultas, atendimento e realização de exames e cirurgias. O atendimento acontece no horário integral de funcionamento do órgão. As enfermeiras irão prestar atendimento em assessoria administrativa da Sesau para a Defensoria, de forma a intermediar as demandas da Saúde e minimizar problemas, evitando que a ações sejam judicializadas.

O titular da Sesau, Jamal Salem, explica que o objetivo da parceria é garantir o direito do cidadão no acesso à saúde de qualidade e reduzir pela a metade a demanda da Defensoria sobre a secretaria, por consequência a administração municipal. “Além de dar celeridade no atendimento, a redução de ao menos 50% das ações judiciais reflete também na redução de gastos, o que poderá ser direcionado para investimentos na ampliação e qualificação da rede pública de saúde”, explica Jamal.

O defensor Público Geral do Estado, Paulo Andre Defante, conta que a parceria é histórica e ousada, pois é uma ferramenta que irá criar um novo conceito para saúde pública da Capital. “Nós queremos resolver todas as demandas o mais rápido possível, de forma menos burocrática. Muitas vezes o que está faltando é um simples diálogo para resolver o problema, e as profissionais cedidas estarão no órgão para dar prosseguimento nessas demandas, promovendo mais rapidez e qualidade no atendimento”, finaliza o defensor.

Serviço

O atendimento da Defensoria para demandas da Saúde é de segunda à sexta-feira das 7h às 18 horas, na Rua Antônio Maria Coelho, n. 1668, no centro da Capital.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *